Os impactos da produção de carne animal
No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial Sem Carne, data que se propõe a alertar sobre o impacto negativo que o consumo de carne de origem animal traz para o meio ambiente, saúde e economia. O comportamento alimentar em todo o mundo vem se modificando devido ao aumento da conscientização a respeito dos efeitos que a alimentação pode causar na saúde planetária.
Inclusive, diversas pesquisas de mercado e tendências demonstram esse crescimento em ritmo acelerado nos últimos anos. Análise encomendada pela Archer Daniels Midland (ADM) ao Ibope DTM, em 2020, mostrou que mais da metade dos brasileiros, ou 52%, se identificava como “flexitariano”, um tipo de comportamento no qual há o consumo de carne em menos de três refeições por semana, sendo que nas outras predomina-se a escolha de alimentos vegetais, incluindo grãos integrais, sementes, frutas, legumes e verduras.
Outra pesquisa, de 2021, realizada pela ONG Mercy For Animals (MFA) no Brasil, destacou que a cada 10 brasileiros, 8 experimentaram produtos plant-based nos últimos seis meses do ano. Para reforçar a tendência mundial e comprovar a mudança de comportamento, a consultoria Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostrou que um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas e vegetarianas nos cardápios de restaurantes e lanchonetes e que 46% não consomem carne uma vez na semana por escolha pessoal.
Fonte: M Press
Leia Também: Churrasco Vegano