Em grande parte do mundo, celebra-se o Dia do Escoteiro na mesma data do patrono do Escotismo: São Jorge
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos. Hoje em dia, mesmo sem o caráter de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros. B-P justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro.
Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: “Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem. O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia, todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”.
Ao lado de irmãos escoteiros de todo o mundo, celebraremos, nas 607 cidades brasileiras, com os 1265 grupos escoteiros existentes no país, o Dia do Escoteiro. Em diversos estados, as comemorações já estão acontecendo desde a última semana – nossas atividades em prol da sociedade estão sendo desenvolvidas com a intenção de exaltar o trabalho que fazemos continuamente.
Leia também: Dia do Descobrimento do Brasil (22/04)
A Organização que visa o desenvolvimento integral de crianças e jovens, incentivando-os a desempenhar um papel relevante na sociedade, exalta e celebra este dia, orgulhando-se em ter uma data para homenagear as pessoas acreditam e trabalham na construção de um mundo melhor: os Escoteiros do Brasil.
Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovensque conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e seconfigura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica ése tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil
Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2014, contou com um contingente de 77.741 escoteiros, nos quais 19.244são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 607 cidades brasileiras, somando um total de
1.265 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.
Com informações Escoteiros do Brasil