Hoje, 22 de outubro, é o Dia Internacional do Radioamador. Essa data homenageia o radioamador, que é a pessoa que faz a prática de manutenção em uma estação de rádio alternativa.
Dessa forma, o objetivo do radioamador é estabelecer uma comunicação com comunidades pequenas ou isoladas. Sendo assim, o radioamador pode fornecer informações importantes acerca de acontecimentos e situações de risco, para autoridades. Com certeza também existe o uso por entretenimento. Dessa forma, o radioamador também pode atuar fornecendo informações para um certo grupo de pessoas, por exemplo.
A data comemorativa
A primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas aconteceu no dia 22 de outubro de 1934. Durante essas sessões, também fundaram a LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. Dessa forma, a partir de então passamos a comemorar o Dia do Radioamador nessa data.
No entanto, existe uma certa divergência em relação a data comemorativa. Em outras palavras, vale lembrar que no dia 05 de novembro de 1924 surgiu o Decreto de nº 16.657, que regulamentou as estações de radioamadores no Brasil. Antes dessa data o radioamadorismo era considerado clandestino.
Sendo assim, a comemoração também acontece no dia 05 de novembro e para que não haja maiores desentendimentos, é bom pensar que ter duas datas para homenagear o radioamadorismo é algo maravilhoso.
A importância do Radioamador
Além de saber que o radioamador pode se comunicar com as pequenas comunidades para informar sobre diversas coisas e também trabalhar por hobby, precisamos lembrar de sua importância de outras formas. Em outras palavras, é bom saber que radioamadores podem ser muito úteis quando o assunto é desastre. Isso porque há relatos da grande ajuda dos radioamadores durante o acontecimento de desastres naturais. Pelo fato do radioamador ter maior facilidade em transmitir acontecimentos, ele também pode ajudar nas questões da população de forma significativa.
Fonte: B123