O Dia do Jovem é comemorado no Brasil em 13 de abril e celebra as importantes transformações dessa fase da vida, além de incentivar a diminuição das desigualdades sociais
Dia do Jovem no Brasil
A juventude é a fase da vida em que ocorrem diversas transformações pessoais, biológicas e sociais na vida do indivíduo. O Dia do Jovem, comemorado no Brasil em 13 de abril, celebra essa importante fase da vida humana.De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, jovens de 15 a 29 anos correspondem a 23% da população do Brasil, com cerca de 47 milhões de pessoas.
Diversas agências da Organização das Nações Unidas entendem como jovem o grupo de idade entre 10 e 24 anos. O grupo inclui adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (15 a 24 anos). A juventude reconhecida pela ONU representa 16% da população mundial, com cerca de 1,8 bilhão de pessoas.”
Leia também: Dia do Obstetra (12/04)
Importância da juventude na vida do ser humano
Dentre as importantes transformações vividas pelos jovens, destacam-se as mudanças biológicas marcadas pelo início da adolescência e pela puberdade e suas mudanças corporais. No âmbito social, ocorrem grandes marcos na vida do jovem, como a possibilidade de dirigir, o primeiro voto (em países democráticos) e o primeiro emprego. Referentes às transformações pessoais, é na juventude que acontecem escolhas importantes, como o curso de faculdade e as primeiras relações amorosas e sexuais.
No Brasil, são marcos dessa fase da vida são os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os quais os jovens são preparados durante o ensino médio. Todo esse conjunto de situações, escolhas e condições ajuda a formular a personalidade do indivíduo, no seu reconhecimento enquanto pessoa e no seu posicionamento social e pessoal diante da vida.
Também é nesse período que o senso de responsabilidade para a vida adulta surge e é cobrado pela sociedade, já que os atos se tornam mais conscientes, diferentemente da infância. Dois dos marcos dessa fase são a possibilidade de prisão, por exemplo, e o consumo de álcool de forma legal, o que, no Brasil, é permitido a partir dos 18 anos de idade.”
Como as desigualdades sociais afetam os jovens?
Apesar das diversas possibilidades durante a juventude, como ingressar na universidade, tirar a habilitação para dirigir, o fator social determina a qualidade de vida dos jovens. As desigualdades sociais escancaram as várias realidades da juventude em nosso país e no mundo.
Enquanto as classes mais abastadas possuem maior privilégio e maior liberdade para experimentar, ser e ter, os jovens pobres não possuem o mesmo benefício. Dessa forma, as descobertas proporcionadas pela escolha de curso universitário e profissão, por exemplo, se tornam um privilégio para uma minoria abastada, enquanto grande parte da população brasileira e mundial não usufrui de tais benefícios.”
Qual é a importância do Dia do Jovem?
Além da celebração dessa fase da vida, o Dia do Jovem tem como objetivo dar visibilidade à importância da criação de políticas públicas voltadas para os jovens, em especial os de classe mais pobre e pretos, pardos, indígenas e quilombolas. O mesmo vale para a criação do Dia Nacional da Juventude (12 de agosto). Essa data é reservada principalmente para efetivar a Constituição Brasileira, que confere aos jovens o direito de receberem educação, saúde, moradia e oportunidades de vida e trabalho.
As ações voltadas para jovens envolvem diversos fatores, como cultura, lazer, arte, esporte, saúde, segurança e educação. A efetividade dessas ações ajuda na equidade de possibilidades para a juventude.
No Brasil, diversas ações voltadas para tal equidade já foram tomadas ao longo dos últimos 20 anos. Um dos avanços nesse sentido foi a criação da Lei de Cotas, sancionada em 2012, que prevê 50% das vagas de universidades e institutos federais para pessoas oriundas de escola pública.”
Com informações Brasil Escola