O Dia do Salva-Vidas é comemorado anualmente em 28 de dezembro
Estes profissionais são os responsáveis por proteger e salvar a vida das pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nas piscinas ou nos rios.
O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo.
CONFIRA TAMBÉM: Saúde íntima no verão: quais cuidados ter para evitar doenças ginecológicas
A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo.
No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.
Origem do Dia do Salva-Vidas
Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.
Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.
Fonte: Clendarr