Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina oferece série de palestras on-line sobre Fotografia de Moda / Foto: Carlos Alves
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina oferece série de palestras on-line sobre Fotografia de Moda / Foto: Carlos Alves

Dia do Fotógrafo (08/01)

Saiba como surgiu a data no Brasil e entenda detalhes da profissão

No Brasil, em 8 de janeiro é celebrado o Dia do Fotógrafo. A data é uma homenagem a quem eterniza ocasiões especiais desde uma festa de aniversário, um evento, uma notícia, até o nascimento de uma vida. Esses profissionais também são responsáveis por capturar belezas naturais, que muitas pessoas não têm acesso, e até mesmo documenta fatos, como é o caso do repórter fotográfico e do fotojornalista.

O Dia do Fotógrafo celebra a importância desse trabalho desempenhado por profissionais e amadores, além de reconhecer a atividade presente em diferentes segmentos. Entenda mais sobre como surgiu essa data no Brasil, como é a profissão de fotografia.

LEIA MAIS: Confira algumas dicas para aproveitar as férias e descansar

Como surgiu o Dia do Fotógrafo?

O Dia do Fotógrafo foi instituído em 8 de janeiro de 1840, mesma data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, chamada de daguerreótipo. O equipamento, inventado por Louis Jacques Mandé Daguérre, foi usado no nosso país pela primeira vez, por D. Pedro II. Inclusive, o imperador ficou conhecido como o primeiro fotógrafo brasileiro.

Quando a câmera fotográfica chegou ao Brasil, o uso era mais restritivo ao que conhecemos hoje, pois na época o equipamento foi destinado apenas para registro de pessoas de destaque na sociedade e para captura de paisagens. Além do dia do fotógrafo, a data 8 de janeiro também foi escolhida para celebrar o Dia Nacional da Fotografia.

Fotojornalista Carlos Alves, associado da ABRAJET é um profissional que ama a sua profissão e inspira outras gerações com o seu profissionalismo / Foto: Carlos Alves
Fotojornalista Carlos Alves, associado da ABRAJET é um profissional que ama a sua profissão e inspira outras gerações com o seu profissionalismo / Foto: Carlos Alves

Mensagem do Fotojornalista Carlos Alves

Nós jornalistas especializados em fotografia, e os fotógrafos em geral dedicamos a nossa vida profissional, para capitar lindas imagens da vida, parabéns para todos os profissionais que se dedicam a capturar a essência, o momento exato, os melhores momentos com suas lentes, que essa profissão inspire novas gerações para continuar com esse trabalho lindo.

Como é a profissão de fotografia?

Além da captura de imagens, a profissão de fotografia também pode incluir o tratamento, revelação, montagens e ampliação de fotos. Esse trabalho pode ser desempenhado por fotógrafos amadores e por fotógrafos profissionais. O primeiro costuma realizar fotos nas horas livres, pode ter a fotografia como hobby e não costuma ter técnicas aprofundadas. Já o segundo possui mais habilidades e conhecimentos teóricos e práticos.

Para ser um fotógrafo profissional é importante ter capacitação. Quem pretende investir em curso superior, por exemplo, existe a opção de fazer faculdade de Fotografia. Em geral, o curso é oferecido na titulação de tecnólogo e dura em média dois anos, mas também é possível encontrar na opção de bacharelado, com duração média de quatro anos.

Com apoio da E+B Educação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias