Em 11 de dezembro é celebrado o Dia do Engenheiro, data que homenageia os profissionais que atuam com Engenharia
Esta é uma ampla área das ciências exatas, que abrange diversos conhecimentos específicos, como as engenharias civil, elétrica, ambiental, química, da computação e muitas outras.
Esta é uma profissão muito importante e valorizada na sociedade, já que as tecnologias e soluções desenvolvidas pelos engenheiros nos proporcionam uma melhor qualidade de vida. O trabalho do engenheiro está presente em todos os locais da cidade: nas casas, nos prédios, locais de trabalho e de diversão, restaurantes e muitos outros.
Por isso, sua função é de grande responsabilidade. Ele atua desde a concepção dos projetos até a construção de locais que precisam ser seguros para receber as pessoas, o que exige muita atenção e precisão do profissional. Conheça um pouco mais sobre essa profissão e a origem da data em sua homenagem.
Como surgiu o Dia do Engenheiro?
Em 11 de dezembro de 1933, a profissão de engenheiro foi regulamentada pelo decreto nº 23.569/1933. Na data, também foi criado o Sistema Confea/Crea, composto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), que são os responsáveis pela fiscalização da profissão. Por isso, a data ficou marcada como o Dia do Engenheiro.
O papel do Sistema Confea/Crea é zelar pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela defesa da sociedade. Eles consideram os princípios éticos que envolvem verificar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício das atividades das áreas de engenharia, geografia, agronomia, meteorologia e geologia, de acordo com as especialidades e os níveis: técnico, superior e tecnológico. O Dia da Engenharia é celebrado em outra data no Brasil: 10 de abril.
Áreas da engenharia
Engenheiro Mecânico
Para trabalhar com a fabricação de trens, carros, aviões, navios e foguetes e nas indústrias de gás, energia, mineração, óleo e siderurgia, é preciso estudar os conceitos de matemática e física a fundo. Assim, terá os conhecimentos necessários sobre projetos, resistência dos materiais, cálculo, processos de fabricação, sistemas mecânicos e eletricidade.
Engenheiro Químico
Esse profissional pode atuar em diversas áreas: biomedicina, mineração, meio ambiente, economia, produção de alimentos, ciência espacial, informática, administração e muitas outras. É necessário estudar química, física e matemática para compreender os sistemas e processos químicos e sistemas térmicos e fluidos. Também é necessário incorporar tecnologias da comunicação e informação e ter noções de automação e controle.
Engenheiro Civil
Este é o responsável por calcular, projetar e construir prédios, pontes, túneis, barragens, rodovias, viadutos, ferrovias, portos, pontes, canais e muitas outras obras. Ele pode atuar como pesquisador, consultor, empreendedor ou assessor técnico e precisa sempre analisar os impactos econômicos e ambientais de seu trabalho.
Engenheiro de Produção
Esta área exige quatro tipos de conhecimento: gerais, que englobam ciências básicas e matemática; gestão empresarial, que inclui o funcionamento das empresas e os sistemas sociais e econômicos; tecnológico, com noções de eletrônica, arquitetura industrial, automação, mecânica e gestão ambiental; formação específica em processos, sistemas de produção, produtos, ergonomia e logística. Todos esses conhecimentos são necessários para atuar nas indústrias mecânicas, siderúrgicas, de móveis, eletrônicas, de mineração, de calçados, automotivas, de equipamentos e outras.
Engenheiro Ambiental
Atua com gestão e planejamento ambientais. Pode conduzir projetos de obras sanitárias, auditorias ambientais, restaurar áreas degradadas ou contaminadas, investigar passivos ambientais e atuar no tratamento e controle da poluição da água, ar e solo. Os principais conhecimentos são relacionados à matemática, ciências da natureza e geografia.
Engenheiro Agrônomo
O engenheiro agrônomo pode trabalhar em diversos setores, como na área rural, fazendo a gestão da irrigação do solo, realizando colheitas, e na parte administrativa. O profissional dessa área é responsável por fazer o planejamento e a supervisão de processos básicos da produção agrícola.
Conclusão
O Dia do Engenheiro é comemorado em 11 de dezembro e celebra a função desse profissional tão importante para a sociedade moderna. A data é uma homenagem a profissionais de todas as áreas da engenharia, que são diversas e cada uma possui sua própria data comemorativa. A data foi escolhida porque, neste dia, em 1933, a profissão foi regulamentada e o Conselho de classe nacional e os Conselhos regionais foram criados.
Para atuar na área, é necessário ter formação técnica, tecnológica ou superior para desenvolver conhecimentos gerais e específicos para cada área de atuação dentro da Engenharia.
Se você conhece algum engenheiro, aproveite para enviar uma mensagem parabenizando-o por seu trabalho. Outra forma de comemorar é fazendo um passeio pela cidade e observando os prédios e construções que, certamente, tiveram a mão de um engenheiro em sua construção.
Fonte: CashMe