Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades
No mundo dos circos destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas. No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e de animais selvagens ou exóticos.
Porém, atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos, e os animais deixaram de se tornar uma atração tão usual nos principais circos. Os primeiros circos teriam surgido por volta do século III a.C, no Império Romano.
Leia também: Páscoa: Um olhar sobre os símbolos
Atividades para o Dia do Circo
Existem diversas atividades divertidas que as crianças e adultos podem fazer no Dia do Circo como forma de reconhecer e homenagear a data. Alguns exemplos de atividades que podem ser utilizadas para comemorar a data na educação infantil são:
- Montar um mini circo;
- Fazer desenhos sobre o que tem no circo;
- Visitar um circo;
- Se fantasiar de um dos personagens que são comuns nos circos;
- Construir um circo diferente;
- Escrever uma história sobre como seria o circo mais divertido do mundo para você.
História do Dia do Circo
O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto (1897–1973), conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati. Nesta data também é comemorado o Dia Mundial do Teatro, celebração criada em 1961.
Fonte: Calendarr