Ter um amigo é tão benéfico para a vida que existem duas datas para comemorar a amizade
Em 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo, celebrado no Brasil, e em 30 de julho comemora-se o Dia Internacional da Amizade.
A definição de amizade, de acordo com o dicionário Michaelis, é “sentimento de afeição, estima, ternura etc. que une uma pessoa a outra sem implicar, necessariamente, a existência de laços de família ou de atração sexual”. Mas o significado de amizade vai além das palavras mais bonitas que alguém pode expressar.
Canções, poemas e frases sobre amizade até tentam traduzir um pouco desse sentimento. Quem nunca ouviu que “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração…”? A música Canção da América, de Milton Nascimento, é uma das mais lembradas nessa época do ano.
Por que o Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho?
O Dia do Amigo em 20 de julho foi instituído, inicialmente, na Argentina. A data foi criada pelo professor de Psicologia e filósofo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de Julho de 1969.
Para Febbraro, a chegada do homem à Lua não foi apenas uma vitória científica, foi também uma oportunidade de se fazer amigos. Em 1979 o governo argentino acatou a homenagem e criou oficialmente o “Dia do Amigo”.
Nas décadas seguintes, o Dia do Amigo passou a ser instituído em outros países, como no Uruguai nos anos 70, Peru e México nos anos 80, e no Brasil em meados da década 90.
Dia Internacional da Amizade
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2011 a celebração à amizade é comemorada em 30 de julho, como o Dia Internacional da Amizade. A decisão foi proclamada durante a assembleia geral da organização, com a intenção de que a amizade entre povos, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz.
Com informações Educa + Brasil