Dia da Favela (04/11)/Morro da Providência, no Rio de Janeiro/ Foto: Reprodução: JR-ART.NET
Dia da Favela (04/11)/Morro da Providência, no Rio de Janeiro/ Foto: Reprodução: JR-ART.NET

Dia da Favela (04/11)

Nome “favela” surgiu por causa de uma planta medicinal com o mesmo nome

Desde 1900, o dia 4 de novembro é conhecido como o Dia da Favela. O termo apareceu pela primeira vez em um documento oficial, em 4 de novembro de 1900, quando o delegado da 10ª Circunscrição e chefe de polícia da época redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como “favela”. O Morro da Providência é considerado a primeira comunidade do Brasil, localizada no bairro da Gamboa, região central do Rio de Janeiro.

Outra curiosidade é que o nome “favela” surgiu por causa de uma planta medicinal com o mesmo nome. A faveleira da Caatinga pode ser encontrada em alguns lugares dos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Dependendo da região, também é conhecida como favela-de-cachorro.

Dia da Favela (04/11)/Morro da Providência, no Rio de Janeiro
Dia da Favela (04/11)/Morro da Providência, no Rio de Janeiro/ Foto: Reprodução: JR-ART.NET

O estigma do termo “favela”

Ao longo dos anos, a palavra “favela” e o uso da palavra “favelado” para definir seus moradores ganharam uma série de significados pejorativos. O termo era, inclusive, uma estratégia para separar as populações periféricas de outras regiões. Outros termos como “comunidade” e “periferia”, surgiram como forma de diminuir o estigma atrelado às favelas e de tornar os moradores mais integrados à cidade.

“O dia da favela é uma data de celebração da potência desses lugares. Mostrar uma favela ativa, que desenvolve, que sabe o que quer e que precisa de investimentos para transformar a sua vida”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas, organização sem fins lucrativos formada por blocos de líderes e empreendedores das comunidades.

Quem criou a lei do Dia da Favela?

Em 2006 Celso Athayde teve a ideia de criar o Dia da Favela, festejado no dia 4 de novembro em Rio de Janeiro e que foi oficializado pela Lei municipal 4.383 de 28 de junho de 2006. Celso Athayde lançou, em abril de 2020 (logo no início da pandemia da COVID -19 no país), o programa Mães da Favela.

Com informações da CNN Brasil

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias