O dia 06 de janeiro é uma data especialmente importante na tradição cristã, assim como o Natal. Esse foi o dia em que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – levaram presentes para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
No Brasil, que é um país de maioria cristã, o Dia de Reis é uma data marcada por celebrações e tradições, que complementam as festividades de final de ano. Que tal conhecer um pouco mais sobre elas e praticar para começar bem essa nova etapa?
Para os católicos o Dia de Reis é uma data muito especial. No Brasil, vários cortejos, celebrações e festas são realizadas para relembrar a visita de Baltazar, Belchior e Gaspar para o então recém-nascido Jesus.
Por conta de toda a simbologia relacionada com os presentes recebidos por ele – ouro, incenso e mirra, que significavam riqueza, espiritualidade e saúde, respectivamente – por aqui criamos uma tradição para receber as mesmas bênçãos de Cristo nessa data.
A tradição da Romã é realizada para garantir que, no ano que se inicia, você tenha saúde, dinheiro e seja abençoado por todos os 365 dias que virão. Para garantir essa “benção” é preciso seguir um ritual:
Primeiro deve-se separar nove sementes de Romã;
Depois guarde três sementes em um pedaço de papel alumínio;
Em seguida, é preciso comer mais três sementes;
Por último, jogue as três sementes restantes para trás e repita a seguinte frase:
“Belchior, Baltazar e Gaspar, receba suas sementes lá e traga meu dinheiro para cá.”
Simpatia realizada, basta guardar as sementes de Romã que estão no papel alumínio dentro da sua carteira, para garantir a chegada do dinheiro e das outras bençãos oferecidas pelos Reis.