Voluntários vão percorrer a orla da praia Brava, em Itajaí
No sábado (12/3), voluntários vão percorrer a orla da praia Brava, em Itajaí, no mutirão de limpeza Brava Limpa. A meta é recolher objetos que possam gerar lixo ou poluição nos mares, como canudos, garrafas, latas, máscaras, bitucas de cigarro, tampinhas plásticas, entre outros. Com apoio da UniAvan, a ação está prevista para iniciar às 16h, em frente ao Juistreet Brava. Os voluntários contam com o auxílio da comunidade para fazer o recolhimento. Após a coleta, será feita a triagem dos resíduos, momento que está prevista a participação do cantor Vitor Kley.
O Instituto Itajaí Sustentável e o Programa Recicla Itajaí vão orientar os participantes e esclarecer sobre pontos importantes relacionados aos cuidados com o meio ambiente. Todos os materiais necessários para a realização da limpeza, como sacos de coleta e luvas, serão disponibilizados pelos apoiadores da ação. Uma pesquisa feita em 2020 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostrou que o plástico é responsável por 70% dos resíduos encontrados nos mares brasileiros. Segundo os dados ligados à poluição dos mares, não há perspectiva de melhora. Por isso, para os voluntários, ações como Brava Limpa se tornam necessárias.
O mutirão chega à quarta edição para reforçar a preservação de um local tão importante para a região e a manutenção do cuidado ambiental constante. “A UniAvan, como um centro universitário, ocupa um papel social muito importante, então para fomentar este cuidado com o meio ambiente e colocar o assunto em pauta não só no meio acadêmico, nós decidimos nos envolver com a ação Brava Limpa”, comenta a reitora da UniAvan, Dra. h.c. Isabel Depiné Poffo. Em 2021, a ação recolheu 46kg de lixo da orla.
SERVIÇO
Ação Brava Limpa
Data: 12 de março (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: concentração dos voluntários em frente ao Juistreet Brava. Avenida José Medeiros, 1640, Praia Brava, Itajaí (SC).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia Também: O Turismo uniu-se reivindicando um mundo pacífico