Governador do Estado em São Joaquim - Foto: Evandro Novak - Bom Dia SC
Governador do Estado em São Joaquim - Foto: Evandro Novak - Bom Dia SC

Três momentos importantes para Urubici e Serra Catarinense

Urubici e a Serra Catarinense receberam nesta segunda-feira: Plano Regional de Turismo; Liberação do Governador do Estado para pavimentação do último trecho da Serra do Corvo Branco; Ordem de serviço para execução do Projeto Cidade + Eficiente.

Prefeita de Urubici, Mariza Costa – Foto: Evandro Novak – Bom Dia SC

A Prefeita de Urubici, Mariza Costa, o Vice-Prefeito Dilmo Folster, juntamente aos vereadores da Câmara Municipal, participaram nesta segunda-feira (31), de três momentos importantes para Urubici e Serra Catarinense.

Na Assembleia da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), que aconteceu na Casa de Cultura em São Joaquim, Urubici juntamente aos municípios Serranos, receberam o Plano Regional de Turismo da Serra Catarinense, realizados com recursos de emenda da Deputada Federal Carmen Zanotto.

Prefeita de Urubici, Mariza Costa e o Governador Carlos Moisés,
ao centro da fotografiaFoto: Evandro Novak – Bom Dia SC

O Plano Regional de Turismo tem como objetivo, promover o desenvolvimento sustentável do turismo da Serra Catarinense, valorizar a interação do turista com a região, fomentar o empreendedorismo e ampliar a experiência turística.

Autoridades estadual e regional prestigiaram o evento

Além do presidente da Amures, prefeito Tito Freitas e demais prefeitos da região, participaram do evento o Coordenador Estadual de Turismo do SEBRAE – Alan David Claumann, os Deputados Estaduais, Marcius Machado, Volnei Weber, Ana Campagnolo e Paulinha e o Deputado Ivan Naatz, Presidente da Comissão de Turismo da ALESC, representado pelo Secretário Parlamentar Evandro Novak, que ocupa em Brasília o cargo de Conselheiro Nacional de Turismo – MTUR, a Representante da EMBRATUR para o Sul do Brasil, Julia Zanatta e o Presidente do CONSERRA, Elizeu Farias.

Após a Assembleia da Amures, ocorreu a recepção do Governador Carlos Moisés para a assinatura do edital para a tão desejada e esperada pavimentação do último trecho da SC-370, entre Grão-Pará e Urubici, na Serra do Corvo Branco. Trata-se de uma obra com 9,4 quilômetros de extensão, com investimento previsto de R$ 40,8 milhões.

Foto: Evandro Novak – Bom Dia SC

A licitação ocorrerá por meio de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no qual a empresa vencedora terá um prazo de 18 meses para concluir os trabalhos.

Na visão do governador Carlos Moisés, a pavimentação do trecho será um importante vetor para o desenvolvimento tanto da Serra quanto do Sul do Estado.

“Essa é uma obra esperada pelos catarinenses. Era um compromisso do nosso Governo, junto com todos os parlamentares da região. O turismo vai ser muito beneficiado, pois a acessibilidade é essencial para esse setor. Hoje nós já temos um grande fluxo na Serra do Corvo Branco, mas isso será potencializado com a chegada do asfalto”, afirma o governador.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, conta que o processo licitatório deve levar de quatro a seis meses para ser concluído. Segundo ele, a intenção do Governo do Estado é que as máquinas já estejam na pista ainda este ano.

E para finalizar o dia, o Governo do Estado, a Celesc, o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) e os municípios de Urubici, Urupema, Rio Rufino, Painel e Bocaina do Sul assinaram nesta segunda-feira, 31, a ordem de serviço para a execução do Projeto Cidade + Eficiente.

A iniciativa, aprovada em Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê ações para a modernização do parque de iluminação urbana da região. A assinatura do documento permite colocar em prática os conceitos de sustentabilidade e eficiência energética na gestão da iluminação pública das cidades catarinenses.

 O projeto nos 5 municípios, orçado em R$ 1,2 milhão, prevê a troca de 1.266 luminárias ineficientes nos 5 municípios, o que representa uma economia de 508 MWh/ano de energia por ano aos cofres públicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Urubici – Josi Menegaz
Fotografias: Evandro Novak – Bom Dia Santa Catarina (Bom Dia SC)

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias