A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, realiza a 1ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia no dia 18 de maio, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com outras instituições. O tema principal do evento será Cidadania em Movimento.
Leia Também: Solidariedade permanente
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, afirma que Santa Catarina é um dos estados que mais recebe imigrantes no país e o Governo do Estado está comprometido na defesa dos direitos da população migrante e no aprimoramento das políticas públicas destinadas a pessoas que buscam uma vida melhor em Santa Catarina. “Somos um estado de oportunidades e por isso muitos escolhem Santa Catarina para viver. Hoje temos mais de 110 mil imigrantes aqui e nós enquanto Governo, por meio da Assistência Social buscamos acolher essas pessoas e fazer a ponte com o mercado de trabalho para que elas possam se desenvolver”, disse.
Os representantes de Santa Catarina vão debater em grupo sobre diversos temas. Entre os assuntos estão a Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental e Interculturalidade e diversidades. Serão eleitos 8 delegados titulares e 22 suplentes. Cinco propostas serão votadas e encaminhadas para a II Comigrar Nacional que ocorre de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A conferência é uma iniciativa da SAS, Secretaria de Estado da Educação, Círculos de hospitalidade, Organização Internacional para as Migrações, Pastoral do imigrante, Universidade de Santa Catarina (Udesc), imigrantes, associações de imigrantes, Universidade Federal da Fronteira Sul, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil.
Fonte: Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família