O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está com editais abertos para cadastro de reserva em residência em Direito e estágio em Direito e ensino médio na região Oeste do estado. Se você está em busca de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e contribuir para a defesa dos direitos da sociedade, essa pode ser a sua chance.
São 200¹ vagas: 63 para residência em Direito, 106 para estágio em Direito e 31 para estágio de ensino médio. As vagas de estágio são destinadas a estudantes de ensino médio e de graduação em Direito, enquanto os postos de residência são voltados a profissionais formados no ensino superior há no máximo cinco anos ou que estejam matriculados em cursos de pós-graduação.
Há editais abertos nas Promotorias de Justiça das Comarcas de Abelardo Luz, Anchieta, Campo Erê, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Ipumirim, Itá, Itapiranga, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Xanxerê e Xaxim.
“A prática diária dentro do Ministério Público exerce um papel valioso na minha formação acadêmica e profissional. Eu trabalho em um Promotoria composta apenas por mulheres, e é especial estar ao lado de pessoas tão fortes e que exercem suas funções com tanta maestria, gerando um sentimento de agradecimento por ver o quanto crescemos e evoluímos aqui dentro”, declara Isadora Maran Rossi, estagiária de Direito na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Concórdia.
Para Vitória Regina de Avila, a experiência como estagiária de ensino médio na Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Concórdia representa o primeiro passo para a carreira dos sonhos. “Eu quero seguir na área do Direito. Por isso, estar dentro do Ministério Público me torna alguém mais consciente sobre como funcionam as leis e os procedimentos judiciais”, declara. “O estágio também me ajuda a desenvolver maior senso de responsabilidade e comprometimento, além de me permitir conviver com pessoas que agregam positivamente na minha trajetória”, completa.
Gabriele Azeredo Luiz de França também é estagiária de ensino médio na mesma secretaria. “Posso dizer com certeza que essa foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Trabalho com pessoas dedicadas, qualificadas, e que fazem questão de garantir que os estagiários estejam confortáveis no ambiente de trabalho. Sinto que estou me tornando uma cidadã melhor para a sociedade e que o trabalho que fazemos aqui agrega valor à população de Concórdia”, diz.
Como participar
Os editais de seleção estão disponíveis no Portal de Estágios e no Portal de Residência do MPSC.
Aqueles que se inscreverem no período específico previsto em cada edital (Lista Inicial) terão prioridade de convocação para realização da prova.
Aqueles que se inscreverem após a finalização do período específico previsto no edital do processo seletivo, comporão lista de Cadastro de Reserva e poderão, eventualmente, ser convocados para realização da prova – no caso de a lista de candidatos habilitados do período específico de inscrição (Lista Inicial) de determinada unidade do MPSC encerrar.
Fica assegurado às pessoas com deficiência e às autodeclaradas negras o correspondente a 10% e a 30%, respectivamente, das vagas, vedada a priorização de convocação dos candidatos inscritos em cadastro de reserva em relação aos inscritos no período especificado em edital.
Mais informações podem ser acessadas aqui: https://www.mpsc.mp.br/faca-parte-do-mp/estagio-e-residencia-no-mpsc.
O quantitativo informado não representa vagas disponíveis para contratação, mas sim as vagas existentes na região, que poderão (ou não) estar ocupadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa MPSC