Pretendentes se preparam para receber filhos do coração
Pretendentes se preparam para receber filhos do coração

Pretendentes se preparam para receber filhos do coração

Curso de preparação para os pretendentes é obrigatório

Todos aqueles que se propõem a adotar precisam estar certos desse passo e aptos para receber uma criança ou adolescente. Por essa razão, uma das etapas no processo que habilita para adoção é o curso de preparação para os pretendentes, obrigatório no Brasil.

Nesta semana, postulantes da Serra e Meio-Oeste iniciaram a jornada de forma remota numa atividade coordenada pela Comissão Estadual Comissão Estadual Judiciária de Adoção – Ceja, órgão ligado à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ).

O curso tem duração de sete horas/aula. Nesse período são abordados temas como preparação psicológica, motivação, informações jurídicas, além de orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes portadores de necessidades especiais e de grupos de irmãos. 

Esses assuntos são ministrados por assistentes sociais, psicólogos e juízes com competência na Infância e Juventude. Uma das palestras programadas será com um médico pediatra. Outra, com a coordenadora de uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes.

Até o dia 1 de julho, pretendentes à adoção de Bom Retiro, Urubici, São Joaquim, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Lages, na Serra, e Herval D’ Oeste, Joaçaba, Catanduvas e Campos Novos, no Meio-Oeste passarão por esta capacitação. Para receber o certificado, devem alcançar nota final superior ou igual a sete na avaliação de reação do curso, assistir a todas as palestras e participar dos cinco fóruns de discussão.

A assistente social Adriana Ternes Moresco, secretária da CEJA, reforça que, para gerar reflexão e garantir que os participantes realmente assistam as palestras, o curso conta com os fóruns de debate, onde a participação é obrigatória. “Este espaço de discussão é acompanhado por monitores, assistentes sociais e/ou psicólogos das varas das comarcas, que estão no ambiente virtual para orientar e dirimir as dúvidas”.

Também estão em andamento cursos na capital e grande Florianópolis. Na região do Vale do Itajaí o início é dia 20 de junho. No planalto Norte e Alto Vale a programação é para o dia 27 de junho. Em 4 de julho é a vez dos pretendentes do Sul começarem o curso.

Fonte: Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Leia Também: Sobrevivente do acidente com avião da Chapecoense, vai ministrar palestra nos 55 anos da CDL Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias