O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC

População do Alto Vale do Itajaí é contra a construção de Barragens na região

A região já conta com barragens em Ituporanga, José Boiteux e Taió

População é contra os projetos –  O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado , deputado Ivan Naatz (PV) lamentou a ausência de representantes do governo do Estado na audiência pública que reuniu mais de 900 pessoas no município de Pouso Redondo na noite da última quinta-feira última (24) para manifestar a contrariedade aos projetos de construção de duas barragens de contenção de cheias no município e outras cinco na região do Alto Vale do Itajai. Lideranças políticas e empresariais, de entidades sociais, comunitárias, além de associações de agricultores apresentaram uma manifesto, uma moção e um abaixo assinado com cerca e 7 mil assinaturas no sentido de que as obras não aconteçam alegando prejuízos econômicos no setor da agricultura familiar, de cerâmica industrial, abastecimento de água, estradas e também porque a população ainda não foi ouvida para esclarecimento sobre os projetos. 

"Como o governo atual ainda é novo seria interessante, por meio dos técnicos e gestores dos setores do planejamento e defesa Civil, aproveitar a oportunidade para ouvir o que pensa a comunidade local e regional e traçar perspectivas sobre estes projetos ", avaliou o deputado Ivan Naatz. Ele acrescenta que a comissão, além de entregar o manifesto e documentação da audiência vai continuar acompanhando junto ao governo a evolução dos acontecimentos, também a partir de um estudo feito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí -Açu.

PROJETOS – A construção das barragens em Pouso Redondo integra um planejamento realizado em 2013 pelo governo, baseado em estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), com o objetivo de diminuir os riscos provocados pelas cheias do rio Itajaí-Açu. Para tanto, está prevista a construção de sete estruturas na região – Botuverá, Petrolândia e Mirim Doce recebem uma, enquanto Agrolândia e Pouso Redondo receberiam duas de cada. O Vale do Itajaí já conta com barragens em Ituporanga, José Boiteux e Taió.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Ivan Naatz

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias