Série de atividades no domingo é promovida pelo ProFRANCA e e terá atrações abertas e gratuitas
Um dia inteiro de programação gratuita para celebrar a cultura oceânica, os saberes populares e a cultura local de Itapirubá, em Imbituba (SC). O evento ‘Marés de Itapira – Pedras que rolam para o mar’ (tradução livre para Itapirubá, em tupi-guarani), simboliza movimento, mudança e evolução e atende ao chamado da cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. “Uma de nossas missões aqui no ProFRANCA é aproximar a sociedade do oceano com o objetivo de conservar a vida marinha”, diz Karina Groch, diretora do projeto, que tem patrocínio da Petrobras.
Será um domingo inteiro, em 15 de setembro, com a programação compondo o Mês da Baleia Franca, quando o ProFRANCA celebra o auge da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral brasileiro. Começa logo cedo, com a realização de uma trilha interpretativa no Morro de Itapirubá, guiada pelo coletivo Taia Terra, e a prática do Dia de Baleiólogo, uma vivência de pesquisador de baleias aberta à comunidade realizada pelo ProFRANCA desde 2020. A atividade inicia no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, sede do ProFRANCA, com o compartilhamento de instruções e da metodologia de pesquisa.
ESTADO: MPSC promove eventos alusivos ao Setembro Amarelo
Na descida da trilha, o Rancho do Seu Lourinho, localizado na praia de Itapirubá Norte, estará aberto para a roda de conversa “Histórias de Pescaria”, com os pescadores e pescadoras tradicionais da região. No rancho também será realizada uma oficina exclusiva para a comunidade pesqueira, sobre a reutilização de artefatos de pesca para confecção de artesanato – ministrada por mulheres do Grupo REDART, que reutilizam os materiais como fonte sustentável de renda.
Também estão previstos um campeonato de SnapShot Surf, realizado em parceria com a TrenchTown e a ASEPI (Associação de Surf e Ecologia das Praias de Itapirubá) e o tradicional ‘Aprendendo com as Baleias’, com a oficina infantil “Mergulho na Cultura Oceânica”.
Durante toda a tarde também será realizada, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, uma feira de artesanato e de produtores locais, com produtos orgânicos e locais em parceria com os coletivos Artesãos de Itapira e Feira da Praça de Itapirubá, além da exposição artística “Amor sempre foi mar” da artista local Lídia Sanches. Tudo isso no embalo da apresentação musical de AVINI, multiartista lagunense, filha de pescadores artesanais, cantora e compositora.
A programação encerra com um cineminha no Espaço Australis, com a exibição de dois curtas-metragens locais: Vozes Femininas da Lagoa da Ibiraquera (Mariane Machado) e Legado indígena – Erva-Mate e Chimarrão (Karaí Gerson), produzido na Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça, SC). “Relembramos que o oceano é responsável pelo ar que respiramos, pela temperatura que permite vida no planeta e é palco da maior biodiversidade e de infinitas belezas ainda a serem descobertas, além de conectar todos os continentes”, diz Karina.
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Abaixo, a programação completa:
Programação
Manhã
08h – Trilha interpretativa no Morro de Itapirubá, com o coletivo Taia Terra + Vivência Dia de Baleiólogo, com equipe ProFRANCA.
Público: aberto ao público geral, sem a necessidade de inscrição.
Local de encontro: Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.
08h – Campeonato SnapShot de Surf, com TrenchTown e ASEPI.
Local: a definir entre Itapirubá Norte ou Sul devido a condição de ondulação e vento.
Público: surfistas locais, amadores e profissionais.
Objetivo: evidenciar o contato estreito entre humanidade e oceano por meio do esporte; premiar surfista e fotógrafo(a)s que registrarem as melhores fotos durante a prática.
09h – Oficina REDART com a reutilização de artefatos de pesca.
Público: exclusivo para pescadores e pescadoras de Itapirubá.
Local: Rancho do seu Lourinho, Itapirubá Norte.
Objetivo: compartilhar o conhecimento das artesãs do REDART, que confeccionam bolsas e demais acessórios com redes de pesca reutilizadas, para a comunidade pesqueira com o intuito de gerar renda local.
11h – “História de Pescaria” com a comunidade de pescadores e pescadoras de Itapirubá.
Público: aberto ao público geral, sem a necessidade de inscrição.
Local: Rancho do seu Lourinho.
Tarde
Local: Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca – Público Aberto
Das 14h às 18h – Feirinha de artesanato com Artesãos de Itapirubá e produtores locais com Jhana Vida Criativa, Flora Produtos Naturais, Cerâmica da Terra e Custodia e Didi (produtores de orgânicos) + exposição de arte “Amor sempre foi mar”, de Lídia Sanches.
14h às 16h30 – Oficina infantil “Aprendendo com as Baleias – Mergulho na Cultura Oceânica”.
16h às 17h30 – Apresentação musical com Avini – mpb, blues, pop e outras influências, como o rock e o jazz.
18h às 19h – Cinema com exibição dos curtas Vozes Femininas da Lagoa da Ibiraquera (Mariane Machado – MUC) + Legado Indígena Erva-Mate e Chimarrão (Karaí Gerson).
Fonte: Assessoria de Imprensa