A Operação Verão do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC) está nas ruas para fiscalizar o exercício ilegal da profissão e combater os golpes com aluguéis de temporada. As imagens mostram o trabalho dos fiscais em Balneário Camboriú e Itapema, realizado quinta-feira (5), com o apoio da Polícia Militar. No total, somente nestas duas cidades, foram constatadas nove atuações ilegais. Conforme o caso, a denúncia é encaminhada ao Ministério Público. A ação tem foco nos municípios do litoral catarinense.
Neste período do ano, são comuns as ofertas de imóveis nas ruas pelos chamados “plaqueiros”, que em grande parte não são corretores profissionais. O CRECI/SC alerta para o risco dos negócios informais, feitos com pessoas não credenciadas pelo Conselho. “O corretor está preparado e precisa seguir uma série de normas que protegem o consumidor. Assim, o locatário evita problemas com segurança, mau funcionamento de itens importantes e outras dificuldades que podem comprometer seu conforto”, lembra o presidente do CRECI/SC, Fernando Willrich.
Golpista não tira férias
Outro problema sério apontado pelo CRECI/SC é o golpe com o aluguel de temporada. “Os contraventores montam sites e perfis falsos nas redes sociais e se passam por corretores de imóveis. Pedem depósitos antecipados e, quando a família chega, não encontra a imobiliária, não existe corretor e, pior, não há imóvel”, adverte o presidente do Conselho.
Por isso, o CRECI/SC está com a campanha “Golpista não tira férias”, com orientações à sociedade. “Realize negócios exclusivamente com imobiliárias e profissionais credenciados pelo Conselho. Busque referências, não faça acordos apenas verbais, desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado e tome todas as precauções sobre adiantamentos financeiros”, recomenda Fernando Willrich.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRECI/SC