Essas viaturas auto-tanque reforçarão os atendimentos nos municípios atingidos, vindas de Itajaí, Brusque, Itapema, Tubarão, Blumenau e Criciúma
Ao longo desta quinta-feira, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Com a previsão de redução dos volumes de chuva, a corporação se prepara para o apoio imediato ao restabelecimento dos municípios atingidos.
Ainda nesta noite, estão sendo encaminhados cinco caminhões-tanque para os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Outros sete serão encaminhados amanhã pela manhã com destino aos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí.
“Com a chegada da noite, a tendência é que a chuva diminua de volume e que as águas, as inundações reduzam. Amanhã, por determinação, por determinação do governador Jorginho Mello, nós entraremos com as ações de restabelecimento nos municípios atingidos, com os nossos caminhões auto-bomba tanque, onde iremos empregar na limpeza de ruas, prédios públicos e estaremos à disposição dos órgãos que necessitarem de apoio para o restabelecimento de seus municípios”, destacou o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM).
O trabalho de reabilitação nos municípios atingidos busca retomar a normalidade o mais rápido possível, após a passagem deste evento climático. Ações como limpeza de ruas com viaturas auto-tanque, prédios públicos, apoio ao reestabelecimento de serviços essenciais a sociedade, são as prioridades, em parceria com as prefeituras dos municípios atingidos.
Números e Ocorrências
Até o momento foram realizados atendimentos à 234 ocorrências em 23 municípios. Foram empregados cerca de 160 bombeiros, além de 58 viaturas e 34 embarcações. Os trabalhos resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, antedimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.
O maior número de ocorrências foi relacionado ao resgate de pessoas ilhadas e à desobstrução de vias.
- Destaque em Itapema, além da situação crítica em uma clínica onde 29 idosos ficaram isolados, uma ambulância particular com um paciente em estado grave ficou ilhada, necessitando de apoio emergencial das guarnições do CBMSC para acesso ao hospital. A corporação prestou o socorro e salvamento à população no local.
- Destaque em Camboriú, uma gestante em trabalho de parto precisou ser resgatada após ficar ilhada sobre o teto de um veículo. A equipe do CBMSC realizou o resgate e providenciou o encaminhamento da paciente para atendimento médico, após o nascimento da criança.
- Destaque em Tijucas, uma situação delicada envolveu o resgate de duas pessoas debilitadas por comorbidades, sendo uma delas cadeirante, que não conseguiam sair devido ao alagamento.
- Destaque em Governador Celso Ramos, As chuvas causaram danos ao quartel da corporação na cidade, que foi apoiada por bombeiros de municípios vizinhos para os atendimentos na região. As equipes do CBMSC e SAMU realizaram o parto de uma gestante de 23 anos que estava em trabalho de parto, com contrações a cada 5 minutos. O bebê nasceu com segurança graças à atuação conjunta das equipes de emergência do SAMU e CBMSC.
Forças – tarefas
Para atender à alta demanda de ocorrências, o CBMSC mobilizou equipes extras e está realizando o remanejamento de guarnições entre as regiões afetadas. Além dos bombeiros militares e comunitários do efetivo orgânico dos batalhões, 5 forças-tarefas foram acionadas para apoiar os trabalhos nas regiões afetadas. As equipes de força-tarefa acionadas foram de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis, e Balneário Camboriú, e atuaram especialmente em ocorrências de busca e resgate em inundações e enxurradas.
Fonte: Centro de Comunicação Social CBMSC