Batalhão de operações aéreas comemora 15 anos de atuação em SC
Batalhão de operações aéreas comemora 15 anos de atuação em SC

Batalhão de operações aéreas comemora 15 anos de atuação em SC

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebra hoje, 2 de fevereiro, 15 anos de história. Criado por meio do Decreto Estadual nº 2.966, de 2010, o BOA nasceu de uma parceria pioneira entre o CBMSC e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), inovando no atendimento a emergências no estado.

Desde sua primeira missão, em 20 de janeiro de 2010, quando atendeu a um grave acidente na BR-282, o BOA tem sido essencial no resgate de vítimas e no transporte aeromédico especializado. Em 15 anos de serviço, os números impressionam: mais de 16 mil missões realizadas e aproximadamente 11 mil vidas salvas. 

Missão e Atuação

O BOA opera em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aeromédico, sendo responsável por uma ampla gama de operações, incluindo:

  • Resgate e transporte aeromédico;
  • Atendimento pré-hospitalar;
  • Combate a incêndios;
  • Busca e salvamento;
  • Apoio a ações de defesa civil;
  • Proteção ao meio ambiente;
  • Cooperação com órgãos estaduais, municipais e federais.

Atualmente, o Batalhão conta com uma frota composta por dois helicópteros, localizados em Florianópolis e Blumenau, e três aviões, distribuídos entre Florianópolis e Joaçaba.

Para o comandante do BOA, tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, os resultados alcançados demonstram o acerto da decisão de investir no serviço aeromédico. “Esses números mostram o quanto essa iniciativa foi fundamental para Santa Catarina. A expansão do serviço reflete a importância desse trabalho na preservação de vidas”, destacou.

Batalhão de operações aéreas comemora 15 anos de atuação em SC
Batalhão de operações aéreas comemora 15 anos de atuação em SC

Primeiro Resgate

Um Marco na HistóriaA primeira ocorrência do BOA aconteceu em 20 de janeiro de 2010, quando o helicóptero Arcanjo-01 foi acionado para um resgate na BR-282, envolvendo um acidente entre um carro e um caminhão. Na missão histórica, participaram o piloto major Edemilson Lopes, o comandante de operações aéreas capitão Giovanni Fernando Kemper, o tripulante operacional soldado Márcio Aurélio Silveira, o médico de voo Saule Pastre Junior e o enfermeiro de voo André Ricardo Moreira. Graças à rapidez e eficiência da equipe, a vítima foi resgatada e encaminhada ao Hospital Regional de São José para tratamento.

Missão Internacional

Em novembro de 2023, o BOA realizou sua primeira missão internacional, transportando um paciente de Buenos Aires, Argentina, para Lages, Santa Catarina. O voo, realizado com a aeronave pressurizada Arcanjo-06, exigiu planejamento detalhado e cumpriu todas as exigências de um voo internacional. O comandante da aeronave, tenente Leandro Grande Cenedesi, destacou a complexidade da missão e o alto nível de profissionalismo da equipe. Além do atendimento especializado, o transporte garantiu o acompanhamento de um familiar, reforçando a humanização do serviço aeromédico.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBMSC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias