A Unoesc encerrou a participação na 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), na segunda-feira (24), com a conquista de 23 troféus, sendo 16 de primeiro lugar, dois de segundo lugar e cinco de terceiro lugar. Saldo positivo, que garantiu à Instituição o título de campeã geral da competição, além da presença nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), os JUCs foram realizados em Joaçaba e envolveram 24 Instituições de Ensino Superior (IES). A Unoesc foi representada por 254 atletas e técnicos, dos campi de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Chapecó, em todas as modalidades: voleibol, vôlei de praia, basquetebol, basquetebol 3×3, futsal, futebol, handebol, badminton, judô, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesporto, xadrez, futebol eletrônico (FIFA 2023), League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).
Os 16 troféus de campeão ficaram com o voleibol masculino e feminino; basquetebol masculino e feminino; basquetebol 3×3 feminino; futebol masculino; badminton feminino e masculino; tênis masculino; tênis de mesa masculino e feminino; tênis de mesa paradesportivo masculino; xadrez masculino e feminino; futebol eletrônico (FIFA 2023) feminino; e CS:GO misto.
Os troféus de vice-campeão foram garantidos pelo judô masculino e tênis de campo feminino, enquanto que os cinco de terceiro lugar pelo basquetebol 3×3 masculino, futebol feminino, handebol masculino, vôlei de praia masculino e LoL misto.
Outros resultados da Universidade nos JUCs foram: quarto lugar no futsal feminino, handebol feminino, vôlei de praia feminino e futebol eletrônico (FIFA 2023) masculino; quinto lugar no judô feminino; e sexto lugar no futsal masculino.
A Unoesc recebeu o Troféu Eficiência “Professor Edmar de Oliveira Pinto (Edinho)”. A premiação inédita foi entregue ao reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, no encerramento da 66ª edição dos JUCs, na manhã de segunda-feira (24), no Centro de Eventos.
— Pela primeira vez, a Unoesc recebe essa honraria. Estamos orgulhosos, é uma conquista merecida que reflete o trabalho coletivo da Comissão Central Organizadora (CCO) dos JUCs e, em especial, dos técnicos e profissionais de Educação Física que acompanham os atletas em suas trajetórias esportivas nas diversas modalidades ao longo dos anos, além do incentivo da Instituição ao desporto universitário ao longo da história — ressalta o reitor.
Medalhas
Além dos 23 troféus, a Unoesc somou 31 medalhas na competição: 11 de ouro, nove de prata e 11 de bronze. As de ouro foram conquistadas pelo: voleibol masculino e feminino; basquetebol masculino e feminino; basquetebol 3×3 feminino; futebol masculino; CS:GO misto; tênis de mesa com o atleta Daniel Godoy; tênis de mesa paradesporto com o atleta Wellington da Silva; badminton com o atleta Adryel Hian de Mattos; e judô (Pesado +78kg) com a atleta Vittórya Sant’Anna.
No tênis de campo, a Unoesc foi medalha de prata com os atletas Gustavo Silveira e Bianca Vieira. A Universidade também foi vice-campeã do futebol eletrônico (FIFA 2023) com a estudante Maria Eduarda Lengowski e do badminton com a atleta Gabriela Oliveira. No judô, foram cinco medalhas de prata: Leon Júnior (– 60kg), Jorge Benfica (Meio-Leve – 66kg), Jhonathan Guimarães (Leve -73kg), Matheus Massena (Meio-Médio – 81kg) e David Torchatto (Médio – 90kg).
Já as medalhas de bronze foram conquistadas pelo: handebol masculino; vôlei de praia masculino; basquete 3×3 masculino; futebol feminino; LoL misto; tênis de mesa com a atleta Mayara Fantin Neves; tênis de mesa paradesporto com o atleta Charles Vieira; badminton com os atletas Erick Tomachinski Costa e Jamily Enderle; e judô com os atletas Pedro Grando (Meio-Leve -66kg) e Luiz Tiepo (Meio-Médio – 81kg).
Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba