Você sabia que o Dia do Atleta Olímpico é celebrado em 23 de junho? Uma data muito importante para reconhecer e homenagear os atletas que se dedicam com muito treino para participar dos esportes olímpicos. Não é uma rotina fácil, há de se ter muito empenho, esforço físico e psicológico, além de muita disciplina, principalmente para enfrentar os problemas estruturais de uma sociedade que não investe tanto quanto deveria nos esportes.
Nessa mesma data também se celebra o chamado Dia Olímpico no Brasil e nos países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional – COI. A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo.
Normalmente, para celebrar o Dia Olímpico e o Dia do Atleta Olímpico, comemora-se a Semana Olímpica, um período em que diversas atividades esportivas são realizadas para promover a cultura do esporte olímpico. No Brasil, esses eventos são organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Quais são os esportes olímpicos?
Um esporte é considerado olímpico depois que é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O COI exige que a modalidade esportiva seja regulada por uma Federação Internacional, comprometida em respeitar a Carta Olímpica e combater o doping.
Para poder participar dos jogos olímpicos, o esporte também precisa ser representativo na sociedade, já que a Carta Olímpica estabelece que deve ser praticado tanto por homens quanto por mulheres, em diversos países.
Se você ainda não sabe quais são todos os esportes olímpicos, confira a lista oficial:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Basquete 3×3
- Beisebol Softbol
- Biatlo
- Bobsled
- Boxe
- Breaking
- Canoagem de Velocidade
- Canoagem Slalom
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo BMX Racing
- Ciclismo de Estrada
- Ciclismo de Pista
- Ciclismo Mountain Bike
- Combinado Nórdico
- Curling
- Escalada
- Esgrima
- Esqui Alpino
- Esqui Cross-country
- Esqui de Montanha
- Esqui Estilo Livre
- Futebol
- Futsal
- Ginástica Acrobática
- Ginástica Artística
- Ginástica de Trampolim
- Ginástica Rítmica
- Golfe
- Handebol
- Handebol de Praia
- Hipismo
- Hóquei no Gelo
- Hóquei sobre Grama
- Judô
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Luge
- Luta
- Maratona Aquática
- Nado Artístico
- Natação
- Patinação Artística
- Patinação de Velocidade
- Patinação de Velocidade em Pista Curta
- Patinação de Velocidade Inline
- Pentatlo Moderno
- Polo Aquático
- Remo
- Rugby Sevens
- Salto de Esqui
- Saltos Ornamentais
- Skate
- Skeleton
- Snowboard
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de Mesa
- Tiro com Arco
- Tiro Esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de Praia
O que é preciso para se tornar um atleta olímpico?
Dedicação, treino e relação profissional com o esporte praticado. Isso porque o atleta olímpico é considerado de alto rendimento, de modo que não é possível ter o desempenho esperado treinando apenas nas horas livres ou quando for possível, é preciso dedicação exclusiva. Além disso, para garantir uma vaga nas olimpíadas, o atleta deve ser vencedor em torneios internacionais e membro de uma associação esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Sabemos que os desafios da área esportiva brasileira ainda são muitos, porém precisamos ressaltar que o esporte é um caminho aliado à educação, e ambos precisam de investimento constante.
Fonte: Estudo em dia