Por: Redação | 09/02/2018

A Prefeitura de Pinheiro Preto, através do setor de Serviço Social da Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social, criou o Espaço Kids há cerca de 15 dias, na ala superior da Unidade Básica de Saúde (UBS). Desta forma, enquanto os pais ou parentes consultam o médico, as crianças têm um local adequado para esperar e com profissional adequado para trabalhar com elas.

A assistente social da Saúde, Tauana Neiss, idealizadora do projeto, destaca que o surgimento do Espaço Kids tem como finalidade resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância. “Devido a se constituir num espaço preparado para estimular o desenvolvimento motor e psicossocial da criança, possibilitando a interação dela com o ambiente da UBS”.

Além dela, a dentista, Natália Zanelatto, e a nutricionista, Amanda Schuller, participam do projeto com dicas de alimentação e prevenção da saúde bucal para as crianças. A participação das profissionais é muito importante, visto que auxiliam no trabalho desenvolvido no projeto. As crianças aprendem num espaço confortável para elas”.

Ela destaca que foi observado que a instalação dessa ideia trazia consigo uma forma de melhorar a receptividade das crianças nos atendimentos. “Notamos ainda que, o Espaço Kids foi útil para agregar à UBS mais atendimentos infantis, visto que o momento de descontração tranquiliza as crianças, deixando-as mais abertas em relação aos atendimentos dos profissionais”.

Tal ação visa promover o bem-estar e a humanização do SUS, por meio da promoção, socialização infantil e da otimização dos procedimentos de saúde realizados na UBS. “Além de que busca combinar a defesa de uma vida mais longa com a construção de novos padrões de qualidade da vida para a sociedade. Afinal, a população participa ativamente da realização de ações humanitárias, o que facilita a construção de vínculos”.

Além disso, nesse espaço foram distribuídas algumas ideias para crianças e pais. “Ou seja, sugestões da assistente social em relação ao que os pequenos podem ajudar nas tarefas de casa, direitos e deveres enquanto crianças ou adolescentes, dicas da dentista da UBS em relação a higienização bucal, dicas da nutricionista em relação a alimentação, dentre outros assuntos importantes para pais e filhos”.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto