O e-book traz a contextualização do ensino a distância nas suas várias vertentes/Foto: Internet
O e-book traz a contextualização do ensino a distância nas suas várias vertentes/Foto: Internet

Unoesc publica e-book sobre Educação a Distância

O e-book pode ser acessado gratuitamente no site da Unoesc

O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade de extrema importância na Universidade no Século 21, havendo, dessa forma, a necessidade de difundir as pesquisas e análises nesta área. Atenta a isso, a Unoesc, publicou seu 1º e-book sobre este tema , intitulado “Aportes pedagógicos na modalidade a distância do ensino superior”, organizado pela professora Patrícia Aparecida Pedroso, com a colaboração de professores, técnicos, diretores e Pró-reitoria. O livro é resultado das pesquisas realizadas na Pós-graduação em Formação de professores tutores para atuar no EaD, oferecida pela Universidade, que por sua vez, foi grande incentivadora da criação e publicação do material.

O livro é resultado das pesquisas realizadas na Pós-graduação em Formação
de professores tutores para atuar no EaD/Foto: Assessoria

O e-book traz a contextualização do ensino a distância nas suas várias vertentes, com a formação de grupos de estudo e pesquisas bibliográficas e de campo. Seu objetivo é demonstrar que no EaD existem diferenciadas maneiras de ensinar e aprender e de aprender e ensinar.

— Busca-se demonstrar que a modalidade de ensino a distância pode ser construída de forma crítica, reflexiva, criativa e contextualizada, tornando os estudos possíveis e prazerosos. Há um grande caminho ainda a ser trilhado neste campo tão entusiasta e necessário do ensino a distância, que, aos poucos, está se tornando eficaz e importante no ensino e aprendizagem para a construção do conhecimento — afirmou a professora Patrícia.

De acordo com a pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler, a publicação deste e-book ocorre em um momento muito oportuno, diante da emergência dos paradigmas da sociedade globalizada e da era de informação que têm ocupado as pautas e agendas da educação em todos os níveis. Ela ressalta ainda que, diante de um cenário pandêmico, vive-se uma disrupção educacional em que é preciso buscar soluções tecnológicas, mergulhar no ensino on-line e dar apoio pedagógico a pais, alunos e comunidade.

—Em tempos como este, o reducionismo anterior de ser ou não ser favorável ao EaD dá lugar à certeza de que se aprimorar e conhecer cada vez mais a modalidade é condição fundamental para a sobrevivência, principalmente nas instituições de ensino.  Faz refletir sobre as novas perspectivas para a melhoria da qualidade da modalidade a distância no ensino superior e é com isso que esse e-book busca contribuir — reiterou a professora Lindamir.

O e-book pode ser acessado gratuitamente no site da Unoesc. Link e-book: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/Aportes_pedag%c3%b3gicos_na_modalidade_a_dist%c3%a2ncia_do_ensino_superior.pdf

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias