Unoesc investe em tecnologia e capacitação para retorno às aulas presenciais
Unoesc investe em tecnologia e capacitação para retorno às aulas presenciais

Unoesc investe em tecnologia e capacitação para retorno às aulas presenciais

Durante o ano de 2020, frente a pandemia causada pelo Coronavírus, a Unoesc tomou todas as medidas necessárias para preservar a saúde de seus estudantes, professores e colaboradores, sem, no entanto, deixar de oferecer um ensino de qualidade, por meio das tecnologias remotas, paralelamente a isto ela veio investindo, planejando, e se organizando para poder proporcionar ao corpo docente e discente, um retorno seguro das aulas presenciais em 2021, desta forma, a universidade elaborou um plano de retomada estruturando os ambientes, capacitando os docentes e as equipes técnicas, equipando as salas de aulas com câmeras para transmissão síncrona e reforçando os protocolos de segurança.

Conforme explica o pró-reitor administrativo da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, para o retorno às aulas presenciais foram realizados inúmeros investimentos em especial na estrutura física da universidade, considerando todo o aparato necessário de biossegurança seja em EPIs, bebedouros, totens, dispenser de álcool em gel entre outros,  também foi feito um vultoso investimento em tecnologias, que pretendem fornecer de modo on-line, remoto, e direto um contato com os alunos que eventualmente não tiverem condições de virem nas aulas presenciais, ou que por força da normativa de segurança não permite que as aulas aconteça na totalidade da sua turma. Foram adquiridos, a nível institucional, 1.217 equipamentos entre notebooks, microcomputadores, projetores, câmeras webcam, tripés e caixas de som.

— Nós queremos abordar todos os nossos acadêmicos, professores, a comunidade acadêmica em geral, destacando, que a partir desta preocupação garantimos o compromisso institucional, o cumprimento da sua missão e visão no que tange a qualidade do seu ensino, e a preocupação com o estudante — ressalta o professor.

A pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Gadler, explica que do dia 25 de janeiro a 5 de fevereiro, os estudantes indicaram, via Portal de Ensino, a forma da sua participação nas aulas teóricas a partir de março: presencial ou remota. Para os estudantes veteranos, as aulas teóricas de forma remota, ocorrerão do dia 8 a 28 de fevereiro, para os estudantes calouros, de 22 a 26 de fevereiro. As aulas presenciais serão retomadas a partir do dia 1º de março. Aulas práticas/laboratoriais e estágios serão exclusivamente presenciais.

No mês de fevereiro os professores estão em várias capacitações voltadas para o domínio de algumas técnicas pedagógicas e tecnológicas, levando em conta a nova modalidade de ensino que atenderá turmas presenciais e remotas de modo síncrono.

— Nós estamos com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), os diretores acadêmicos de todos os campi, todas as equipes pedagógicas, mobilizadas para auxiliarem os professores, estamos muito animados, entendemos que é um retorno diferente, que exige muito cuidado, atendendo todos os protocolos de segurança, além disso, nós compreendemos que o estudante também precisa reorganizar a vida para poder vir para presencialidade —  esclarece a professora.

Conforme o plano de retomada, quando o número de alunos que manifestaram a participação presencial exceder a capacidade da sala de aula/componente curricular, será organizada pela coordenação do curso, rodízio de turmas presenciais quinzenais, sendo uma semana presencial e uma semana remota. Para os alunos que declararem impossibilidade da presencialidade, as salas de aula estarão equipadas para transmissão síncrona, possibilitando a participação na aula de forma remota. Os componentes curriculares Mix e Digitais seguirão os cronogramas previstos nos Planos de Ensino e Aprendizagem. Novas determinações legais relacionadas à pandemia, podem alterar o cronograma em andamento.

— Trabalhamos numa instituição de ensino, de educação onde o desafio nos move e é isso que nós propomos juntos aos estudantes, aos professores, ao NAP, e com a direção da Unoesc que esteve sempre presente nestes investimentos. A nossa preocupação é muito intensamente com a formação, com um desenvolvimento do ensino e aprendizagem que realmente seja eficiente, eficaz, num processo de transformação da educação — comenta a pró-reitora.

Ainda, de acordo com De Marco, durante todo o ano de 2020, a Unoesc veio se programando para conseguir dar conta desta necessidade de manter a qualidade de suas aulas, manter as entregas que estão sendo veiculadas no que tange o ensino e aprendizagem, seja por meio tecnológico, seja do modo presencial.

— É importante frisar que nossa preocupação não termina aqui no início do ano, é algo que nós manteremos uma vigilância permanente, sabemos que a pandemia continua, mesmo com a vacina, nós estaremos o tempo todo de prontidão para que este vínculo de aprendizado seja garantindo em todos os níveis onde a Unoesc atua — finaliza o pró-reitor administrativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias