Campanha foi desenvolvida pela Capes/Foto: Assessoria de Imprensa
Campanha foi desenvolvida pela Capes/Foto: Assessoria de Imprensa

Unoesc apoia campanha de prevenção a cursos irregulares realizada pela Capes

Os interessados em fazer mestrado ou doutorado devem consultar a lista de cursos recomendados e reconhecidos pelo CNE/MEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está promovendo uma campanha que visa esclarecer a sociedade em geral, e aos agentes do Sistema Nacional de Pós-Graduação em particular, sobre os cursos irregulares de pós-graduação stricto sensu e a Unoesc, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Extensão (PPGE), manifesta seu apoio à causa.

A campanha disponível no site da Capes é composta de texto e vídeo, além de folder, apresentando informações sobre o que são cursos regulares, como reconhecer os que não são, validade de diplomas e ainda, orientações de como proceder no caso de encontrar a oferta de programas irregulares.

Para ser considerado regular, os programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, necessitam da avaliação da Capes, do Reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) bem como, a homologação do Ministro de Estado da Educação. Assim sendo, podem emitir diplomas com validade nacional.

Já os irregulares, além de não terem esse tipo de reconhecimento, geralmente não respeitam carga horária, são oferecidos sem apoio / suporte de orientação e possuem o valor de investimento baixo. Em alguns casos, o pagamento é feito diretamente a uma pessoa e não a uma instituição e o principal, não emitem diploma ou certificado válidos.  A recomendação, conforme orienta a campanha, é que ao se deparar com cursos desse tipo, se colete o máximo de dados possíveis e informe ao Ministério Público Federal, à Polícia ou à Capes.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, é necessário que a comunidade fique atenta e busque cursos de qualidade, em instituições sérias e comprometidas com a formação de seus alunos.

— Aos interessados em fazer mestrado ou doutorado sugerimos consultar a lista de cursos recomendados e reconhecidos pelo CNE/MEC, acessando o site, ou diretamente na plataforma Sucupira, onde é possível colocar o nome da Instituição e verificar se ela possui cursos recomendados — orientou.

Atualmente a Unoesc possui cinco mestrados acadêmicos, um mestrado profissional e dois doutorados acadêmicos, todos aprovados pela Capes e homologados pelo MEC.

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias