Os produtores rurais devem efetuar as inscrições por meio do Sindicato Rural do município/Foto: Divulgação Internet
Os produtores rurais devem efetuar as inscrições por meio do Sindicato Rural do município/Foto: Divulgação Internet

Senar/SC promove cursos gratuitos no Extremo Oeste catarinense

Mais de 640 produtores rurais serão beneficiados

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de janeiro 40 treinamentos gratuitos no Extremo Oeste catarinense, abrangendo 19 municípios. Mais de 640 produtores e trabalhadores rurais serão contemplados.

Em Águas de Chapecó será ministrado o curso de Prevenção de Doenças Crônicas no dia 27 na Barra do Taquarinha. Águas Frias abordará Controle Agroecológico de Pragas e Doenças nos dias 13 e 14 na Secretaria da Agricultura. Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural será promovido no dia 23 em Caibi.

Entre os treinamentos de Anchieta estão: Jardineiro nos dias 13 e 14 na Escola Linha Prateleira; Qualidade do Leite de 14 a 15 Linha São Roque; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos de 16 a 14 na Linha Nossa Senhora da Saúde; Olericultura Orgânica de 20 a 21 na Câmara de Vereadores; e Produção Caseira de Pães e Biscoitos de 22 a 24 no Centro de Idosos.

No município de Campo Erê ocorrerão os cursos de Confeitaria e de Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos. O primeiro de 15 a 16 e o segundo de 30 a 31, ambos na sede do Sindicato Rural. Entre os treinamentos em Cunhataí estão: Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática de 23 a 24 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 24 na Secretaria de Educação.

Cultivo de Plantas Medicinais de 22 a 23 na Linha Erveira; Qualidade do Leite de 28 a 29 na Linha Cordilheira; Bordado em Chinelos de 30 a 31 na Linha Bela Vista do Pereri de 30 a 31; e Jardineiro de 30 a 31 no CRAS serão promovidos em Dionísio Cerqueira.  No dia 29, o município de Flor do Sertão contemplará os produtores rurais com o treinamento de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.

Em Iporã do Oeste ocorrerá, de 20 a 21, o curso de Processamento de Carne de Frango. Derivados de Leite em Iraceminha nos dias 22 e 23. Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática de 13 a 14 e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 28, ambos na avenida Euclides da Cunha, 160, em Maravilha.

Saltinho promoverá o curso de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção de 13 a 15 na Linha Lageado Elizeu e Operação e Manutenção de Roçadeira nos dias 16 e 17 na Linha São Donato. Em Novo Horizonte serão abordados dois assuntos. O primeiro Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural de 27 a 28 e o segundo Artesanato de Crochê e Tricô de 27 a 31. Inclusão Digital Rural – Informática Básica 2 será no dia 27 na Secretaria de Agricultura, em Nova Erechim.

Produção Caseira de Pães e Biscoitos e Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática serão explanados em Riqueza. O primeiro nos dias 27 e 28 na sala anexa ao setor Social e o segundo de 27 a 29 na Cozinha do Mais Educação na Escola Izabel Bassani. Santa Terezinha ministrará ocursos de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 22 na Linha São Donato. Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos ocorrerá de 28 a 29 na Associação Cedrense de Promoção Humana (Acepro), em São José do Cedro.

São Lourenço do Oeste promoverá cinco treinamentos: Processamento de Carne Suína de 13 a 14 na Linha Santa Clara; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 14 na Linha Três Voltas; Produção Caseira de Massas para Congelamento nos dias 20 e 21 na Linha Santana da Bela Vista; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos de 21 a 22 na Cooperativa Agropecuária de São Lourenço (Caslo); e Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

São Miguel do Oeste apresentará os seguintes temas: Inclusão Digital Rural – Informática Básica 2 nos dias 15 e 16; Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção de 16 a 20; e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 22 ocorrerão na Linha Jacutinga Guamerim. Em Sul Brasil será palestrado sobre Motosserra – Operação e Manutenção no Corte de Árvores de 13 a 15 no salão comunitário da Linha Biasi. A programação do Extremo Oeste encerra com o treinamento de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 17 na Secretaria de Agricultura, em Tigrinhos.

“As oficinas têm como objetivo transformar e qualificar os produtores rurais, apresentando meios de suprir as necessidades diárias e agregar conhecimento para atingir bons resultados nas propriedades”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

INSCRIÇÕES

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que os cursos objetivam promover a formação profissional e incentivar o empreendedorismo reforçando os bons resultados. Nesse sentido, os produtores rurais devem efetuar as inscrições por meio do Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias