Maria Andrea Mecabô Moro, estudante do curso de Administração de Capinzal
Maria Andrea Mecabô Moro, estudante do curso de Administração de Capinzal

Seminário Regional do Proesde debate qualidade de vida e desenvolvimento territorial sustentável

No dia 29 de agosto foi realizado o Seminário Regional do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional, integrante do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde/Desenvolvimento. O evento on-line, reuniu 217 alunos da Unoesc, sendo que 49 são da região de Joaçaba, 125 pertencem à região de Xanxerê e 43 da região de São Miguel do Oeste.

Em um primeiro momento, a professora Josiane de Jesus falou sobre “A pandemia e a qualidade de vida”, depois os professores Ademir Cazella e Andreia Tecchio apresentaram as pesquisas relativas a “Cesta Básica de bens e serviços territoriais”.  As apresentações foram acompanhadas pelos alunos que interagiram durante o Seminário.

A Unoesc integra o Proesde desde 2014 e já formou mais de 900 agentes de desenvolvimento regional, por meio do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional. O Curso engloba atividades de ensino, pesquisa e extensão com conteúdo que engloba o desenvolvimento regional sustentável.

A estudante do curso de Administração de Capinzal, Maria Andrea Mecabô Moro, que faz parte do programa, relata que as aulas remotas do Proesde estão sendo uma experiência muito diferente para ela, pois fazia um bom tempo que ela estava fora do ambiente de estudo.

— No início das aulas presenciais senti que poderia ter dificuldades e aí aconteceu tudo isso e ficou um pouco mais complicado, mas com a ajuda dos professores que são excelentes e sempre estão à disposição para tirar as dúvidas e ajudar no que for preciso, o processo acabou ficando bem melhor. Só tenho que agradecer por essa oportunidade incrível — afirmou.

*Colaborou professora Tânia Nodari.

Conforme a coordenadora do Proesde/Desenvolvimento na Unoesc, professora doutora Tânia Nodari, os interessados ainda têm uma nova oportunidade para integrarem ao Curso, pois a Secretaria de Estado de Educação disponibilizou recursos das bolsas Uniedu para ingresso ainda em 2020. O prazo para inscrições vai até dia 07 de setembro. Os estudantes devem acessar o site do Uniedu, fazer o cadastro, anexar os documentos exigidos e optar pelo Proesde/Desenvolvimento.

A professora Tânia Nodari explica ainda, que os selecionados para o curso neste segundo semestre, recebem seis parcelas de 100% de bolsa do curso de Graduação (limitado a dois salários mínimos), além do Curso de Extensão composto de 200 horas e que atualmente, por causa da pandemia, acontece aos sábados de manhã via remota. Os alunos entrantes no segundo semestre deverão também recuperar os componentes do curso que foram cursadas, mas, para isso, existe um plano de recuperação.


Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias