Há pouco mais de um mês no cargo de reitor da Unoesc, o professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, além de cumprir as funções dentro da Instituição, tem participado de encontros com lideranças e de reuniões importantes em âmbito de Estado. A última agenda foi composta de eventos realizados nos dias 31 de janeiro, em Blumenau, e em 1º de fevereiro em Florianópolis.
Em Blumenau, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), reitores e representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participaram da primeira reunião de trabalho da Associação, momento em que puderam discutir sobre o cenário atual da educação superior e os encaminhamentos para o ano de 2023. À noite, no Teatro Carlos Gomes, foi a vez de prestigiar a posse da Reitoria da FURB, para o quadriênio 2023/2026, com a recondução da reitora Márcia Sardá ao cargo.
Em Florianópolis, as atividades iniciaram com alinhamentos e aproximação da Acafe junto ao setor público, com a presença na posse dos parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e uma visita à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
— A agenda compartilhada entre reitores do grupo Acafe promoveu uma importante aproximação das universidades com atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, o que fortalece e amplia as relações de parceria e de envolvimento dessas instituições no âmbito da pesquisa aplicada, do ensino, do empreendedorismo, do desenvolvimento social e econômico do estado, resultando na formação de qualidade de pessoas e na resolução de problemas da comunidade. Nesse mesmo contexto, também foi muito relevante o contato com o secretário Marcelo Feet, que demonstrou interesse em investir nos centros de inovação do estado, incluindo as instituições de ensino superior — afirmou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.
Na sequência, os reitores foram recebidos pelo novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, que manteve o compromisso de aplicação de recursos na pesquisa e inovação, em especial, na pesquisa aplicada, o que de acordo com De Marco, representa um grande instrumento de desenvolvimento econômico e social do estado e representa apoio à formação de pessoas, objetivo que a Unoesc compartilha e persegue.
A agenda seguiu com uma visita à Sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), onde estiveram com o presidente Mário Cezar de Aguiar e sua equipe em um encontro que fortaleceu as parcerias entre os atores que prezam pelo desenvolvimento da indústria e inovação.
Como último compromisso, o grupo esteve na Secretaria de Estado da Educação. Na pauta, o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, dialogou com o grupo sobre o apoio da Acafe à estrutura da Secretaria, ensino básico, universidade gratuita, entre outros assuntos referentes à educação.
— De acordo com o relato do secretário de educação estão em trâmites o desenvolvimento do projeto da Universidade Gratuita e a expectativa é que a implementação ocorra ainda no segundo semestre, com critérios específicos para a concessão do benefício — finalizou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio de Marco.
Fonte: Assessoria de Imprensa UNOESC