A exposição fica aberta para visitação até o dia 19 de abril no Espaço Didático Cultural
A exposição fica aberta para visitação até o dia 19 de abril no Espaço Didático Cultural

Pinturas de alunos autistas da AMA de Campos Novos são expostas na Alesc

O projeto arteterapia, envolve a comunidade, pois conta com voluntariado para ministrar as aulas, além de doações para a compra de materiais e acessórios

Entre as obras, animais e desenhos abstratos, todos pintados por usuários autistas com idades entre 14 e 25 anos. De acordo com a diretora e fundadora da AMA, Vera Ottonelli Durli, a instituição ministra semanalmente um projeto de arteterapia, com o objetivo de ajudar os alunos a se expressarem.

“Nós temos exemplos de evolução, meninos extremamente agressivos que não conseguem muitas vezes ter um convívio social e que, com a arteterapia, acabam direcionando todos os seus sentimentos, tudo o que querem colocar pra fora de si e às vezes não cosneguem por não ter uma linguagem verbal, acabam expressando, então, através dos traços, através da pintura, do desenho que ele escolhe e se transforma nessas obras maravilhosas”, destaca Vera.

A diretora conta ainda que o projeto envolve toda a comunidade, já que conta com voluntariado para ministrar as aulas, além de doações para a compra de materiais e acessórios.

A aerterapeuta Patrícia Winck, convidada a participar da inauguração da exposição, explica que a arteterapia propicia que o autista expresse como percebe o mundo através da emoção, um desabafo ou uma denúncia.

“Temos toda uma  forma de criar o vínculo, de abordagem, de cuidado, de como expor os materiais e isso é importante na resposta que a criança, ou a pessoa com autismo devolve na sua expressividade, com a sua liberdade e essência. É uma forma de eles se expressarem, é uma comunicação genuína”, afirma Patrícia, que é especializada em arteterapia para autistas.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 19 de abril no Espaço Didático Cultural, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde.

Fonte: ASCOM – Campos Novos

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias