0806171502_01

O que fazer para dar um novo fôlego para a carreira

Se você sente que sua carreira estacionou, veja o que fazer para evoluir como profissional

final do período escolar é marcado por dúvidas e incertezas. É o momento de se despedir de amigos, da rotina e, às vezes, até da cidade e da casa da família. Entre tantas mudanças, escolher o caminho a seguir é desafiador. Além de identificar os próprios desejos e competências é preciso começar a pensar em uma carreira e em um curso superior.

Para o aluno que finalizou o ensino médio, existem três diferentes formatos de ensino superior oferecidos no Brasil: o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo. Todos eles garantem um diploma que possibilita o ingresso no mercado de trabalho, a prestação de concursos públicos e a matrícula em cursos de pós-graduação. Mas cuidado! Não confunda curso tecnólogo com curso técnico. O curso tecnólogo é um curso superior, enquanto o técnico confere grau médio.

Quando o assunto é inserção no mercado de trabalho, a formação em um curso tecnólogo ganha destaque. Por serem cursos com um objeto de estudo bem delimitado e terem em suas grades curriculares uma grande densidade de matérias práticas, eles são a escolha ideal para quem tem pressa em iniciar a carreira e sabe qual é o caminho que quer seguir.

Para obter a titulação de tecnólogo o aluno deve percorrer as etapas definidas na grade curricular de um curso certificado pelo MEC. O tempo de duração estimado é entre dois e três anos. O aluno recebe uma formação que o prepara para atender demandas de empresas em departamentos e setores específicos. Alguns dos principais pontos a serem levados em consideração para a escolha de um curso tecnólogo são:

1 – A curta duração

É a escolha ideal para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Além de ter curta duração, o curso também enfatiza matérias práticas. Ou seja, o aluno sai preparado para atuar no setor escolhido. O intuito é ensinar o que é necessário para o exercício da função. Depois de formado, o aluno pode procurar outras formas de se aperfeiçoar cada vez mais, como cursos livres ou de especialização ainda maior.

2 – O valor do diploma

Uma graduação tecnológica permite a formação em menos tempo e com um diploma no mesmo nível hierárquico aos diplomas de bacharelado e licenciatura. Pós-graduação, mestrado, doutorado e uma carreira no setor público são alguns dos caminhos possíveis para alguém que finaliza um curso de nível superior.

3 – Objetivo profissional

Como o curso é muito focado na prática, ele é concebido e desenhado para o aluno que sabe o que quer em relação ao seu futuro profissional. É muito comum o ensino de práticas e técnicas que serão reproduzidas nos métodos produtivos relativos à área escolhida. Aqui, a formação não é generalista, ao contrário de muitos cursos de bacharelado.

4 – Nova carreira

Ingressar em um curso tecnólogo é uma boa forma de redirecionar a carreira. Como o curso pode ser oferecido à distância, com menor duração e horários flexíveis, é possível adquirir novas competências que vão ajudar a transitar para uma outra área de atuação.

A UNISOCIESC oferece diversos cursos de graduação para quem deseja o título de tecnólogo:

●Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

●Design Gráfico;

●Estética e Cosmética;

●Fabricação Mecânica;

●Gastronomia;

●Gestão Comercial;

●Gestão da Qualidade;

●Gestão Financeira;

●Jogos Digitais;

●Logística;

●Mecatrônica Industrial;

●Polímeros;

●Processos Gerenciais;

●Sistemas para Internet.

Tanto para quem não quer se dedicar aos longos anos que exigem os bacharelados, um curso tecnólogo pode ser uma excelente opção. Para informações completas sobre duração, currículo e mercado de trabalho de cada curso acesse o site da Unisociesc e informe-se!

Fonte: Redação BomDiaSC

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias