O curso de Sociologia da Unoesc Joaçaba recebeu o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que foi realizada de forma on-line entre os dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro.
Além de verificar as exigências regulatórias com evidência documental, os avaliadores Gilson Cassio de Oliveira e Cristiano José Martins De Oliveira, que foram designados pelo MEC, analisaram a qualificação do corpo docente e as ações desenvolvidas e aplicadas no curso.
Dentre os itens avaliados, as metodologias utilizadas no curso, as Atividades Curriculares Complementares (ACCs), os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), o apoio ao discente, a gestão do curso, as atividades de tutoria, o ambiente virtual de aprendizagem e as atividades práticas tiveram destaque. Também receberam pontuação elevada a organização didático-pedagógica por meio da equipe multidisciplinar atuante no curso, a gestão, o corpo docente, a formação e a experiência dos professores junto à educação básica e no ensino superior, bem como as publicações realizadas. Com relação à infraestrutura, dos dez indicadores avaliados um teve nota quatro e os demais, nota cinco, maiores conceitos a serem obtidos.
— A conquista do conceito 5 representa o compromisso da Instituição com a qualidade na formação dos futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho, materializando sua missão, que é formar pessoas, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com inovação e sustentabilidade. Parabenizamos todo o colegiado e estudantes do curso — destacou a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.
O curso de Licenciatura em Sociologia, autorizado pela Resolução no 52/CONSUN/2021, foi ofertado em turma única, com os estudantes contemplados com bolsa de estudo do UNIEDU/FUMDES, a fim de atender o que preconiza a meta 15 do Plano Estadual de Educação (2015-2024).
A oferta do curso na Unoesc Joaçaba atendeu a uma demanda da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina, por meio do Edital UNIEDU/FUMDES/2021, após estudo de demanda, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, com base nas informações das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e por meio do qual ficou evidente a necessidade de professores habilitados na microrregião de Joaçaba.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba