O município de Joaçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando diversas ações
O município de Joaçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando diversas ações

Joaçaba promove campanha alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia “18 de Maio” é uma data símbolo do combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Joaçaba, a data também foi instituída como o Dia Municipal de Combate a Todas as Formas de Violência Contra a Criança, o Adolescente, a Mulher e ao Idoso, também conhecido como Dia Branco. Pensando nisso, com objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, o município de Joaçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando diversas ações.

A 2ª Roda de conversa online “Conhecer para Proteger” acontece no dia 27/05, às 17h

Em virtude da pandemia ocasionada pelo COVID 19, a campanha deste ano está sendo desenvolvida de maneira virtual. A Secretaria de Assistência Social, por meio dos serviços CREAS, CRAS/SCFV, Conselho Tutelar e órgãos do sistema de garantia de Direitos, realizaram um planejamento com ações direcionadas para toda a sociedade e também diretamente às crianças. Durante o mês de maio, as equipes do CREAS, SCFV e Conselho Tutelar estão realizando atividades direcionadas a crianças entre cinco e sete anos, nas Escolas Rotary ( 26.05 e 02.06), Nuperajo (12 e 19.05) e Nossa Senhora de Lourdes (13 e 17.05). O trabalho está sendo desenvolvido de forma lúdica, com músicas e tem como tema central “Choro não se engole”.

Além disso, durante todo o mês está sendo veiculado nos meios de comunicação, o vídeo com a música de trabalho do dia 18 de maio, material criado pela equipe do SCFV. E, para finalizar esta campanha será realizado uma 2ª Roda de conversa online “Conhecer para Proteger” no dia 27/05, às 17h, onde haverá a participação de convidados como Ministério Público, Conselho Tutelar e Psicóloga da DPCAMI para falar sobre os encaminhamentos que os entes da rede de proteção devem fazer ao identificar possíveis situações de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.

Ainda, para marcar a data conhecida no município como Dia Branco, o Conselho tutelar estará mobilizando o comércio e entidades locais para a decoração das fachadas com branco em alusão a este dia de campanha focando na importância da denúncia para salvar vidas.

Saiba mais sobre a Data

A data foi escolhida como dia de mobilização nacional contra a violência sexual, pois em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade, desde então todos os anos a data é lembrada para reafirmar o compromisso de todos no enfrentamento da violência sexual. 

DENUNCIE:

Disque 100

Conselho Tutelar de Joaçaba: (49) 3522-2830 (49) 9 8831-0882

Conselho Tutelar de Herval: (49) 3553-2324 / (49) 9 9146-4193

Conselho Tutelar de Luzerna: (49) 3551-4775/ (49) 9 9921-6640

Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias