A Funoesc recebeu recentemente o depósito de R$ 100 mil provenientes de uma Emenda Parlamentar do Senador Jorginho Mello. O projeto foi submetido em abril de 2018, época em que o Senador era Deputado Federal, e servirá para apoiar o desenvolvimento de ações do Polo de Inovação vale do Rio do Peixe (Polo Inovale).
De acordo com a diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc (AGIR), professora Jéssica Romeiro Mota, a emenda será utilizada para duas ações específicas: a primeira delas, realizar diagnóstico das cadeias produtivas dos municípios atendidos pelo Polo Inovale e a segunda, contratar assessoria executiva para gestão de projetos inovadores. Ambas têm prazo de um ano para serem colocadas em prática.
— Paralelo a essas ações estão em andamento desde o ano passado, capacitações de agente municipais, de empresas e de estudantes nas escolas, organizando informações estratégicas dos 19 municípios que estão vinculados ao polo e fortalecendo os habitats de inovação como pré-incubadoras e incubadoras tecnológicas. Essas ações estão sendo custeadas com outra emenda também disponibilizada pelo Jorginho, que no ano passado destinou R$ 300 mil reais — comentou.
A professora destacou ainda, que o projeto do Polo Inovale está em andamento há 10 anos e, especialmente nos últimos dois, tem conseguido efetivamente ser concretizado, graças a parcerias como essa.
— A construção da estrutura física que abrigará o Polo está em fase de conclusão e tem previsão de inauguração até o final deste ano. Mas, independentemente de o prédio estar construído ou não, as emendas têm sido essenciais para capacitação e o desenvolvimento do corpo intelectual que atuará no polo — finalizou a professora.
Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba