A Moção foi entregue ao Reitor da Unoesc
A Moção foi entregue ao Reitor da Unoesc

Funoesc é homenageada pela Câmara de Vereadores de Joaçaba

A Universidade já formou mais de 50 mil pessoas

Os 50 anos de fundação da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – Funoesc – foram destacados pela Câmara de Vereadores de Joaçaba que prestou uma homenagem à instituição com a entrega de uma Moção de Aplauso em sessão de terça-feira (07). A Funoesc é a entidade mantenedora da Universidade do Este de Santa Catarina – Unoesc e, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), duas organizações de extrema relevância no contexto regional. A Moção foi proposta pelo vereador Ricardo Antonello (PR) e aprovada por unanimidade.  

A Moção foi entregue ao Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que representou o presidente da Funoesc, Genesio Téo. Cimadon recordou o período em que o ensino superior foi interiorizado, na década de 60, através de fundações, com atos do então governador Celso Ramos.

Cimadon disse que não há dúvida que este deve ter sido o maior instrumento de mudança do Estado de Santa Catarina, na década de 60 um dos estados mais atrasados da federação, hoje um dos maiores estados com maior equilíbrio econômico e social do Brasil. O Reitor também recordou da trajetória da universidade que já formou mais de 50 mil pessoas e é hoje uma das maiores instituições de ensino superior entre as que compõe o sistema Acafe. “A Unoesc, como universidade, ainda é muito jovem perante as grandes universidades do mundo e ainda há muito o que fazer pois, vivemos em uma época de mudanças aceleradas. Solicito a compreensão da Câmara e do poder público para que acompanhem as ações da universidade”, frisou ele.

A presidente Disnéia De Marco ressaltou o ato do então prefeito Udilo Antonio Coppi que em 1968 oficializou a fundação da FUOC, na época Fundação Universidade do Oeste Catarinense, hoje Funoesc. “Uma iniciativa que certamente colaborou e muito para impulsionar o desenvolvimento de nossa região nas mais diversas áreas”, frisou ela. Ela mencionou a grandiosidade da Unoesc e do HUST.

Na opinião do proponente da homenagem Ricardo Antonello, a Unoesc desempenha papel fundamental do desenvolvimento da região, possibilitando a formação mão de obra altamente qualificada. Ele também  citou a importância da universidade para a inovação e falou da grandiosidade do Hospital Universitário Santa Terezinha, também mantido pela Funoesc que também coordena 3 escolas de ensino básico. “É um orgulho estar como vereador em Joaçaba, cidade que deu origem a Funoesc. Esta homenagem é de toda a comunidade para esta importante instituição, disse ele.    

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias