Participantes do encontro on-line
Participantes do encontro on-line

Edição 2021 do Proesde beneficia mais de 800 acadêmicos da Unoesc

No dia 8 de maio, os acadêmicos que irão participar do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) em 2021 participaram de uma aula inaugural. O encontro, que foi realizado de forma on-line, reuniu dirigentes, professores e estudantes e teve como objetivo dar boas-vindas, bem como, motivar os acadêmicos participantes.

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, por meio do Uniedu, sob a Coordenação é da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação  (SED) em parceria com as Instituições de  Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. Na Unoesc, o Proesde é regulamentado pelo Edital Nº06/UNOESC-R/2021. Os estudantes participantes recebem a gratuidade de 100% da mensalidade do curso e em contrapartida, participam da formação e execução dos projetos nos municípios.

Pró-reitora Acadêmica da Unoesc Lindamir Secchi Gadler

— A Unoesc, como instituição comunitária, participa do Proesde desde 2014 e já formou mais de mil participantes. Neste ano, o programa sofreu uma mudança, passou de Curso de Extensão de 200 horas, para Projetos de Intervenção, com o objetivo de atuar diretamente nas comunidades, principalmente, os municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) — comentou a coordenadora do Proesde na Unoesc, professora Tânia Nodari.

Ao todo, neste ano, 841 acadêmicos serão beneficiados na Unoesc por meio do programa e no total serão realizados 33 projetos de intervenção.

— Agradecemos a Secretaria de Estado da Educação (SED), ao Governo do Estado. Aos coordenadores, professores e acadêmicos que acreditam neste programa. Somos uma universidade comunitária e temos o compromisso de, em contrapartida aos recursos aplicados, auxiliar no desenvolvimento das regiões em que estamos inseridos. Tenho certeza que teremos projetos exitosos e que contribuirão muito com a sociedade — afirmou a pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler.

O coordenador Geral de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Jovani Steffani ressaltou que o Proesde é importante não apenas pelo recurso financeiro que proporciona aos acadêmicos, mas porquê, em muito, contribui com a formação humana e profissional de seus participantes.

Coordenadora do Proesde professora Tânia Nodari

— O Proesde tem como grande objetivo a transformação social. É um programa que oportuniza além do recurso financeiro, uma formação humanística, reflexiva e ética dos acadêmicos participantes que atuam como agentes transformadores da realidade de suas comunidades. Desejo que os projetos idealizados frutifiquem gerando bons resultados — ressaltou Jovani.

Fonte: Assessoria de Imprensa UNOESC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias