Em sessão plenária descentralizada do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC), com a participação dos Conselhos Municipais de Educação, foram aprovados dois novos cursos técnicos, nesta quarta-feira (dia 18).
Os conselheiros aprovaram o funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Prótese Dentária, da Escola Técnica Estácio de Sá, de São José; e também o Curso Técnico de Nível Médio em Segurança Cibernética, em caráter experimental, ofertado pelo Colégio SATC, de Criciúma. Este 12º Encontro do Conselho Estadual aconteceu no auditório do Campus Saguaçu, do Grupo Bom Jesus Ielusc, em Joinville.
Leia Também: Unoesc entrega ao secretário de Estado o parecer que aprova pedido de migração para o Sistema Estadual de Educação
Durante todo o dia, o evento reuniu representantes de destaque do setor educacional de todo o Estado. O presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, professor Osvaldir Ramos, explicou que o objetivo do encontro é fortalecer a interação entre o Conselho Estadual de Educação com os conselhos e secretarias municipais. “Essa integração tem proporcionado um avanço muito grande ao nosso Estado como um todo”, destaca ele.
Além dos dois cursos autorizados, também foram apresentadas duas importantes resoluções: nº 100/2016, que estabelece as normas para a Educação Especial no Sistema Estadual de Educação, e a nº 10/2022, que regula os estabelecimentos de ensino de Educação Básica e suas modalidades. As resoluções foram analisadas, promovendo um estudo aprofundado para possíveis atualizações, visando a melhoria e a adaptação do sistema educacional às novas demandas da sociedade.
A programação contou ainda com a palestra “O que se espera de uma escola humana e criativa?”, ministrada pela professora Sabrina Lermen, que incluiu uma imersão focada na saúde mental de professores e alunos.
Dentre os presentes no encontro, estavam o presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, professor Osvaldir Ramos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Palova Santos Balzer; a Coordenadora Regional de Educação de Joinville, Sônia Paul; o Conselheiro Cláudio Luiz Orço, Coordenador da UNCME – Santa Catarina; a Conselheira Patrícia Lueders, Secretaria Adjunta de Educação, representando o Secretário de Educação, Aristides Cimadon e o Governador do Estado, Jorginho Mello; o Diretor-geral do Grupo Bom Jesus Ielusc, Professor Me. Silvio Iung; e o Diretor da Faculdade Ielusc, Me. Paulo Aires.
Em hiatos desde 2019, por conta da pandemia, a 12ª edição do evento marca o retorno dos encontros anuais. Sobre Joinville ser a cidade escolhida para sediar esta retomada, Ramos afirma ter sido uma decisão natural devido ao ótimo histórico educacional do município. “Tanto a cidade de Joinville quanto o Colégio Bonja são inspirações e referências em educação”, expõe Osvaldir Ramos.
Fonte: Assessoria de Imprensa