Oficinas, demonstrações e atividades culturais, ocorreram em onze escolas e casas do Sistema S na região Centro Oeste nas cidade de Luzerna, Joaçaba, Campos Novos, Lacerdópolis, Capinzal e Ouro neste sábado (06).
Mais de 2 mil escolas e 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participaram do evento nas 16 regionais.
Na região Centro Oeste cerca de 1500 alunos foram envolvidos nas atividades. Entre elas: oficinas de Cupcake realizada na Escola de Educação Básica Nelson Pedrini e Circuito de Kart, também na unidade escolar; demonstração do projeto de informática envolvendo Drone, na Escola de Educação Básica Padre Nóbrega e atividades do Espaço Maker com alunos dos anos iniciais da Escola Municipal São Francisco, Escola Básica Municipal Estação Luzerna e Centro Municipal de Educação Pequeno Príncipe, além de demonstrações de carreiras que envolveram pais e alunos em diversas unidades escolares.
Santa Catarina é o único estado que tem uma lei instituindo o dia da família na escola. “É uma festa de integração entre pais, alunos e a própria instituição onde as crianças estudam. Essa complementaridade que os pais podem dar para educação é muito importante. Isso é um catalisador para integrar ainda mais os pais nas escolas do estado de SC, principalmente do Sistema S”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar que acompanhou as atividades em Florianópolis.
Para a diretora diretora das Unidades do SESI/SENAI do Meio Oeste, Rosane Kunen, toda a comunidade escolar participou ativamente. "Alegria, interação e aprendizado estiveram presentes neste dia, que já faz parte do calendário das escolas de Santa Catarina. Os membros da Câmara do Movimento SC pela Educação, apoiaram e colaboraram com as atividades".
Para o vice-presidente da regional Centro Oeste, Márcio Luis Dalla Lana, a participação efetiva dos pais na vida dos seus filhos impacta diretamente no desempenho escolar. "A escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada", pontua. “A participação da família reflete diretamente em melhorias em aprendizagem e nos índices dos alunos, além da qualidade do ensino. O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer esse vínculo. Com a interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação", completa.
Fonte: Assessoria de Imprensa