Acadêmicas da Unoesc durante a experiências na UACH no México/Foto: Assessoria de Imprensa
Acadêmicas da Unoesc durante a experiências na UACH no México/Foto: Assessoria de Imprensa

Acadêmicas da Unoesc estão vivenciando experiências na UACH no México

As acadêmicas participam do Programa de Validação de Ideias de Negócios da própria UACH

A Unoesc, busca por meio da mobilidade acadêmica, oferecer a seus alunos meios de amadurecimento profissional e pessoal, agregando à sua caminhada experiências inovadoras que enriquecem e solidificam seu modo de ver o mundo. Poder conhecer novos lugares, pessoas, e culturas diversas são alguns dos objetivos do acadêmico que faz intercâmbio.

Nesse sentido, as acadêmicas Amanda Haiduk, do curso de Engenharia da Computação – Unoesc Chapecó, Ana Carolina Panisson do curso de Agronomia-Unoesc Campos Novos e Karyny Narayany Rodio, curso de Engenharia da Computação-Unoesc Videira, estão participando de um intercâmbio na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), localizada na cidade de Chihuahua, México.

De acordo com a acadêmica Amanda, o processo de intercâmbio começa muito antes da viagem, é imprescindível o apoio da universidade nos trâmites burocráticos e legais, além do incentivo e orientação em todo processo.

 — É um imenso prazer poder estar adquirindo uma bagagem profissional e pessoal sem precedentes; quanto a língua não se preocupe todos estão dispostos a ajudar em cada detalhe — garante a intercambista.

As aulas iniciaram no dia 28 de janeiro, além de cursarem um semestre na Universidade Autônoma de Chihuahua, elas participarão do Programa de Validação de Ideias de Negócios da própria UACH, onde cada uma terá a oportunidade de apresentar uma ideia diferente de um projeto tecnológico que desejam desenvolver com a tutela dos especialistas da UACH, para depois serem implementados em seu país de origem.

Vale ressaltar que esta é a primeira atividade de colaboração de tal natureza entre as duas instituições acadêmicas, e são os primeiros alunos que vêm de fora do México a participar das atividades do Centro de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (CIET).

— O apoio a projetos de pesquisas é o que nos possibilita estar aqui hoje também na UACH participando do programa de validação de ideias negócio o qual está nos abrindo muitas portas— Enfatiza a acadêmica Karyny Narayany Rodio.

A Unoesc mantém convênio com a UACH desde 2013. No total, 53 acadêmicos foram enviados para fazer intercâmbio, alunos de diversos cursos, como Medicina, Agronomia e Engenharia. Já foram realizados dois módulos de Mestrado Profissional em Administração. Já, da UACH para a Unoesc, vieram 16 alunos e 10 professores.

— Para quem pensa que é somente o estudo, o intercâmbio também possibilita tempo para conhecer a cidade, a cultura do país. A própria mobilidade acadêmica da faculdade se encarrega de nos mostrar, pois para eles somos um orgulho —  finaliza Ana Carolina Panisson.

A Unoesc, através da cooperação internacional, oferece oportunidades de inserir os alunos em ambientes de aceleração com a finalidade de diferenciar o currículo desses estudantes, possibilitando que a experiência internacional traga uma postura mais ativa e integrada as mais contemporâneas metodologias advindas do networking internacional.

— Estamos certos de que estas alunas retornarão com uma experiência ímpar em se pensar o empreendedorismo não apenas na perspectiva brasileira., mas sim globalizada— finaliza a Coordenadora Geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias