Membros da própria JCI Joaçaba, Herval e Luzerna, contaram suas experiências para os alunos, desde a decisão da escolha profissional até os primeiros passos no mercado de trabalho
O 3º ano do Ensino Médio é um período de escolha profissional para os jovens e por isso é normal surgirem dúvidas e medos em relação ao futuro. Pensando em ajudar e inspirá-los neste momento tão importante, a JCI Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna realizou uma ação especial na EEB Padre Nóbrega, de Luzerna, com 51 estudantes de quatro turmas do terceirão. Por meio do Projeto DOM (Desenvolvendo Oportunidades de Mudanças), membros da própria JCI contaram suas experiências para os formandos, desde a decisão da escolha profissional até os primeiros passos no mercado de trabalho.
Para a gerente do projeto DOM, Gabriela Mendes, o objetivo da ação foi concretizado com sucesso. “O propósito da JCI e do próprio projeto é impactar pessoas, e por meio dessa atividade nós conseguimos não somente impactar a vida desses adolescentes, mas as nossas próprias vidas, já que fomos desafiados a contar nossas próprias histórias”, afirma.
Desenvolvendo Oportunidades de Mudanças, que é o significado da sigla DOM, busca aproximar profissionais locais das mais variadas áreas do conhecimento e jovens das escolas públicas para um encontro informal que inspire os participantes a continuarem se desenvolvendo e estudando, buscando o sucesso e a realização profissional. Desde o lançamento do projeto, em 2015, diversos jovens foram impactados positivamente com a ação.
O presidente 2024 da JCI Joaçaba, Herval e Luzerna, Rafael Perotoni, reforçou a importância do evento. “Neste ano, os novos membros da organização puderam transmitir, através da partilha de suas próprias experiências, conquistas, desafios, inseguranças e anseios da vida adulta, além da essência que o projeto DOM sempre teve: inspirar os jovens adolescentes a se manterem na caminhada acadêmica e profissional”.
Nesta edição, contaram suas experiências os profissionais e membros da JCI: Rafael Perotoni, Jessica Dayane Novello De Marco, Jorge Gabriel Cassuba, Caroline Lopes, Elis Dresch, Rafaela Costenaro e Renan Margarida Hack. Na organização do evento, além da gerente do projeto, também contribuíram Karina Schlegel, Maria Rita Schazmann, Thailise Katschi, Ana Bárbara Rowedder, Fernanda Carla Leite dos Santos Alves, Guilherme Leonel Salvador e Bruna Camassari da Silva Margarida Hack. O evento ainda contou com o patrocínio da Transliana Distribuidora de Alimentos, Alla Vita Clínica de Fisioterapia e F&G Contabilidade e Consultoria.
JCI
A JCI (Junior Chamber International) é uma organização mundial formada por jovens de 18 a 40 anos que tem como missão proporcionar oportunidades de desenvolvimento de liderança que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas. Atualmente congrega mais de 200.000 integrantes em 110 países e territórios.
Com o intuito de cumprir a sua missão, a organização local da JCI, que engloba as cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, existente desde 1988, busca constantemente oportunizar aos jovens de sua comunidade experiências capazes de lhes despertar a cidadania ativa e a responsabilidade social a fim de desenvolver lideranças.
Fonte: Assessoria de Imprensa