Santa Catarina gera 62,7 mil novas vagas de trabalho em 2023
Santa Catarina gera 62,7 mil novas vagas de trabalho em 2023

Santa Catarina gera 62,7 mil novas vagas de trabalho em 2023

Serviços lideram criação de empregos, com 46,3 mil novos postos de trabalho. Na indústria, setor da construção puxa números para cima pelo segundo ano consecutivo

As atividades da economia mais ligadas ao consumo das famílias foram responsáveis pelo saldo positivo na geração de postos de trabalho em Santa Catarina em 2023. Foram 62,7 mil novas vagas criadas no ano passado no estado, das quais 46,3 mil foram no segmento de serviços. O comércio gerou 11,8 mil empregos e a indústria criou 3,8 mil vagas.

Análise do Observatório da FIESC mostra que o saldo positivo na indústria é reflexo dos 6 mil postos de trabalho criados pelo ramo da construção, já que a indústria de transformação encerrou o ano com saldo negativo de 1,2 mil vagas. É o segundo ano consecutivo que a construção contribui positivamente para os números da indústria, acompanhando a melhora nos gastos familiares.

LEIA TAMBÉM: Projetos de ferrovias entram na fase de coleta de dados em campo em Santa Catarina

“A indústria de transformação catarinense sofreu com o fechamento de vagas em setores que tradicionalmente empregam muito e são importantes para o estado, como o têxtil e o moveleiro. Esses segmentos têm enfrentado desafios setoriais que acabam impactando o estado todo”, destacou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Santa Catarina gera 62,7 mil novas vagas de trabalho em 2023

O ramo de confecção encerrou 2023 com o fechamento de 7,8 mil vagas, um reflexo do aumento da concorrência dos importados e dos preços ainda elevados do produto doméstico. O setor de madeira e móveis apresentou saldo negativo de 2,1 mil postos de trabalho, diante do recuo das exportações para os Estados Unidos, seu principal mercado externo.  

Consumo em alta

A estabilização dos preços dos alimentos e o aquecimento do consumo das famílias contribuíram para a geração de 3,5 mil vagas no setor alimentício, dos quais 2 mil novos empregos foram gerados no abate e processamento de carnes. Ainda refletindo o aumento dos gastos das famílias, o ramo das indústrias de produtos químicos e plásticos, que geraram 2,8 mil empregos.

Para a economista Mariana Guedes, do Observatório da FIESC, a redução nos custos de materiais de construção, especialmente instalações hidráulicas e elétricas, acabou refletindo em outras atividades, como a fabricação de condutores elétricos e tubos e acessórios de materiais plásticos. As vagas criadas pelos ramos de equipamentos elétricos, por exemplo, somaram 1,3 mil em 2023.

Fonte: Fiesc

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias