Quando superarmos este cenário de Covid-19
Para o autor do Pronampe, senador Jorginho Mello (PL-SC), o programa é um grande legado que será deixado aos micro e pequenos empresário/Foto: Assessoria

Pronampe: mais um passo em direção à liberação dos recursos

O Pronampe é fruto de um projeto do Senador Jorginho Mello para socorrer os pequenos negócios em meio à pandemia

Foi publicada dia (27/05) a Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 15,9 bilhões do Tesouro Nacional como garantia para o Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ela é fruto de um projeto do Senador Jorginho Mello para socorrer os pequenos negócios em meio à pandemia. A publicação da MP é mais uma etapa vencida para o início da operação desta linha que, enfim, vai oferecer crédito barato e a longo prazo para esse segmento que nunca foi atendido.

“A ideia é oferecer uma alternativa parecida ao Pronaf, crédito especial para a agricultura familiar. Temos 6,5 milhões de microempresas e 900 mil de pequeno porte que não foram atendidas até agora, e representam 20 milhões de empregos. Quando superarmos este cenário de Covid-19, queremos que o programa permaneça”, afirma Jorginho.

Mesmo com números tão importantes para a economia do país, o segmento, não se enquadrava em nenhuma linha de crédito. Com o Pronampe, vai dispor de taxa de juros anual máxima igual à Selic mais 1,25% sobre o valor concedido – hoje, daria algo em torno de 5% – com prazo de 36 meses.

“Estou entusiasmado com o programa, vou lutar com todas as minhas forças para ele ser vigoroso e até, quem sabe, aumentar o fundo garantidor e ficar cada vez maior”,disse o senador, em reunião online esta semana, com diretores de CDLs da Região Norte de Santa Catarina.

A Lei 13.999,de 2020, que criou o Pronampe, foi aprovada em abril e sancionada em 18 de maio. Agora, só falta a regulamentação, que deve sair nos próximos dias.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias