Presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, esteve no almoço de recepção ao ex-Presidente de Governo da Espanha, José Maria Aznar, nesta quarta-feira (02/10), em Florianópolis. O Ex-Premiê espanhol de 1996 a 2004 cumpre agenda no Brasil e retorna à Espanha ainda nesta data.
Na sede da Fiesc, nesta manhã, onde proferiu palestra com o tema “A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais”, Aznar destacou os conflitos recentes pelo mundo, reafirmando a necessidade de alinhamento do Brasil com a agenda Ocidental que traz uma maior estabilidade política e institucional para o mundo. “Um país democrático convive com polarização. A polarização é característica de uma democracia. Numa ditadura, como algumas pelo mundo, não há polarização, mas a ditadura do pensamento único”, afirmou.
O neoliberal é reconhecido pela agenda de liberdade econômica focada em privatizações, reforma administrativa e corte de despesa pública, agenda esta que ele afirma ter recuperado a Espanha na década de 1990. afirmou ainda que o mundo passa por uma quebra de paradigma com a IA generativa e suas consequências, e que o principal tema a ser debatido é a liberdade, elemento central no estado democrático de direito. “Democracia existe aonde imperam as leis”.
Para Hélio Dagnoni, a presença de Aznar em Santa Catarina nesta manhã, palestrando para um grupo de empresários e líderes setoriais, é um momento enriquecedor de reflexão e diálogo sobre os rumos do Brasil e do mundo, e que os conceitos de política e gestão de Aznar são muito parecidos com o DNA empreendedor catarinense.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fecomércio SC