A data é voltada para quem exerce uma das funções mais importantes do país e movimenta a economia. Ela também possibilita aumentar vendas no comércio
Muitos microempreendedores individuais e profissionais autônomos talvez não tenham conhecimento, mas há no Brasil o Dia do Comerciante. A data é voltada para quem exerce uma das funções econômicas mais importantes do país. Segundo o Governo Federal, em 2022 o Brasil registrou a abertura de 3.838.063 novas empresas. Até 2022 o saldo era de 20.191.290 empresas ativas no país.
Em relação às atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios dominou o número de empreendimentos. De acordo com o Governo Federal, mais de 190 mil novos negócios nesse setor foram abertos.
Em seguida, o setor de vendas, com mais de 180 mil. Cabeleireiros, manicure e pedicure representam 136.466 novos empreendimentos. Ao observar esses dados, é possível ver a importância do comércio para o setor terciário da economia e perceber o papel fundamental que tem para suprir as necessidades das pessoas.
Quando foi criado o Dia do Comerciante?
O Dia do Comerciante foi criado em 1953 pela Lei nº 2.048. A iniciativa foi da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC). A data escolhida é o dia 16 de julho por marcar o nascimento do economista, jurista e político baiano José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu.
José Maria é considerado o patrono do comércio do Brasil e deixou um legado de contribuições em prol do desenvolvimento e da independência do país. Entre suas iniciativas, estão as políticas de bom relacionamento comercial com outros países, além de leis em benefício de quem começava a empreender.
JOAÇABA: Luiz Dorini faz parte da Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros
O Dia do Comerciante é feriado?
De acordo com a lei, o Dia do Comerciante é uma data que se cair em dia útil não considera prejuízo do trabalho normal. Por isso, não é feriado. Muitos lojistas e demais profissionais aproveitam a oportunidade para atrair clientes e realizar promoções.
Há comerciantes que aproveitam a data para criar pacotes de produtos ou serviços, como fazer as unhas e ganhar uma massagem relaxante para os pés. Outros fazem publicações em redes sociais para compartilhar conteúdo relevante sobre o Dia do Comerciante.
A ideia é criar posts atrativos, vídeos curtos, stories e até utilizar hashtags referentes à data para ampliar o alcance da mensagem.
Diferenças entre o Dia do Comerciante e o Dia do Comerciário
Dia do Comerciante
O Dia do Comerciante homenageia os proprietários de lojas e estabelecimentos comerciais. A data comemorativa reconhece o papel significativo que os comerciantes desempenham na economia e fornece produtos e serviços aos consumidores, contribuindo assim para o crescimento comercial do país.
Dia do Comerciário
O Dia do Comerciário é lembrado em 30 de outubro. Essa data serve para homenagear especificamente os trabalhadores do comércio, ou seja, funcionários de lojas, supermercado, shoppings, entre outros estabelecimentos. É uma forma de reconhecer a importância e o esforço dos comerciários, que desempenham um papel fundamental na operação e funcionamento dos empreendimentos.
Como aproveitar o Dia do Comerciante para vender mais
O Dia do Comerciante é uma data que pode ser explorada por diversos setores e segmentos do mercado para aumentar as vendas. Confira:
- Vestuário e moda: nesse dia, lojas de roupas, calçados, acessórios e produtos relacionados à moda podem oferecer promoções atrativas, como descontos, promoções de “compre um e ganhe outro” ou pacotes especiais, para incentivar os consumidores a fazer compras.
- Alimentação e gastronomia: restaurantes, cafeterias, bares e estabelecimentos de alimentação podem aproveitar a data para atrair mais clientes oferecendo promoções exclusivas, descontos em combos de refeições, brindes ou até mesmo realizando eventos especiais, como degustações ou menus temáticos.
- Artigos para casa: setores que comercializam itens para decoração, móveis, utensílios domésticos, artigos de cama, mesa e banho também podem se aproveitar da data. Oferecer descontos especiais ou promoções em produtos selecionados pode estimular as vendas nesse segmento.
Fonte: Serasa