Na segunda-feira (15), os 20 jovens com idade entre 15 e 20 anos, participantes do Projeto IniciAção – Aqui começa o começa o seu negócio”, idealizado pela Diretoria de Eventos e Marketing da Associação Comercial e Industrial (ACIOC), Núcleo de Inovação com o apoio do Senai apresentaram as ideias de negócio que foram fomentadas ao longo de sete encontros quinzenais. A atividade aconteceu no auditório do Senai em Luzerna.
“Nosso objetivo foi aproximar os jovens do empreendedorismo. Quem sabe tomem gosto, criem um negócio e no futuro se tornem até mesmo associados da ACIOC”, comentou a diretora de Eventos e Marketing da ACIOC, Franciana Scapini.
Para as apresentações, os grupos “Prato do Dia”, “Descaner”, “Chamada On-line” “e-Diagnóstico” e “Low Music”, representados por um de seus integrantes tiveram quatro minutos para explicar a sua ideia de negócio, objetivo, potencialidades e investimentos. Depois responderam perguntas da comissão avaliadora e ao final foram premiados. O 1º lugar ficou com a equipe: “Chamada On-line”, o segundo com a “e-Diganóstico” e em terceiro o “Prato do Dia”.
“Ver a diversidade de ideias e a qualidade daquilo que os grupos apresentaram me impressionou. Isso confirma a qualidade do nosso sistema educacional e principalmente a importância de parcerias como essa que fomentam além do aprendizado técnico, a formação de empreendedores, à inovação e a tecnologia”, afirmou a Gerente Regional da Fiesc, Silvana Meneghini.
O projeto teve início em maio de 2022 e envolveu alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial, das áreas de Suporte e Manutenção em informática, Programação, Elétrica, PCP e Assistente administrativo do Senai Luzerna.
“Foi uma grande jornada de aprendizado para os jovens e para nós da organização também e que será levado para a vida. Esperamos expandir o projeto para outras escolas e realizá-lo por muitos outros anos”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIOC Ricardo Costa.
O presidente da ACIOC Diego Henrique Silva também esteve acompanhando o evento. Ele parabenizou os envolvidos e encorajou os jovens a prosperarem no empreendedorismo.
“Agradeço os envolvidos na condução deste projeto e o apoio do Senai. Parabenizo a cada um dos jovens que participou. Todos são vencedores por terem concluído todas as etapas propostas. Não deixem a ideia de vocês na gaveta, vocês têm muito potencial e podem ir além do que imaginam”, finalizou Diego.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACIOC
Leia Também: Projeto Broto do Galho: uma proposta de artesanato sustentável