A FIESC (Regional Centro-Oeste) foi uma das apoiadoras da Feira Gera 2025- evento realizado pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC)
Bom Dia SC – No sábado, dia 24, José Eduardo Fiates, diretor de Inovação da FIESC, trouxe uma reflexão sobre os ingredientes essenciais para um ecossistema de inovação vencedor. Um momento oportuno para compartilhar informações sobre o conceito inovador da indústria catarinense e as tendências voltadas à área tecnológica em Santa Catarina.
Para Fiates, os ecossistemas de inovação desempenham um papel essencial para o desenvolvimento do país, de forma sustentável e duradoura, com continuidade, sustentabilidade econômica, ambiental, tecnológica e cultural. “O ecossistema é composto por vários elementos, mas a essência é que as pessoas, os componentes, desenvolvam um clima de confiança por estabelecer uma causa comum, por trabalharem conectados, num processo onde há ao mesmo tempo competição e oportunidades de compartilhar conhecimentos”, observa.
Conforme o diretor de Inovação da FIESC, os ecossistemas são iniciativas capazes de gerar resultados significativos para a sociedade. “Todo o conjunto de elementos que caracteriza os ecossistemas naturais e, quando aplicados aos ecossistemas empresariais, de inovação e negócios, obtém o mesmo resultado, ou até superior, já que o ser humano tem a capacidade de agregar valor, utilizar sua inteligência e alcançar o patamar superior de desempenho”, acrescenta.

Vice-presidente da FIESC Regional Centro-Oeste
O vice-presidente presidente da FIESC (Regional Centro-Oeste), Márcio Luis Dalla Lana, destaca que o tema tratado por Fiates está presente com muita força no dia a dia das indústrias. “A busca incessante pela inovação tem sido uma tônica na indústria de Santa Catarina. Na região de Joaçaba não é diferente. A introdução de tecnologias agiliza o trabalho, reduz custos e gera melhores resultados”, assinala.
Dalla Lana enaltece os organizadores pela realização da Feira Gera. “É uma excelente iniciativa. Um evento que possibilitou reflexões sobre os impactos da inovação para o desenvolvimento local. Acredito que a indústria da nossa região foi muito bem representada na Feira. Estamos muito satisfeito com as novidades apresentadas”, acrescenta o VP.
A gerente executiva regional do SESI SENAI, Marla Custódio, destaca a relevância da temática desenvolvida por José Eduardo Fiates. “No contexto da prosperidade dos ecossistemas de inovação, a abordagem proposta por Fiates nos leva a refletir sobre a importância de avançar ainda mais na atuação conjunta e multidisciplinar, especialmente no que diz respeito às competências, aos relacionamentos e às conexões entre os setores público e privado”, pontua.
Feira Gera
A Feira Gera 2025 foi uma realização da ACIOC, com correalização da Prefeitura de Joaçaba e Sebrae, e apresentação da Irani. Conta com patrocínio diamante da FIESC e Scherer, patrocínio ouro de Contassesc, Sicredi, BRDE, Sicoob, A9 e SCMais Inovação. Também tem apoio das prefeituras de Herval d’Oeste e Luzerna e parcerias com a Unoesc, Inovale, NSC e Facisc.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fiesc Regional Meio Oeste
