Bom Dia SC – O “Dia de Campo – Sistemas de Produção na Área de Bovinocultura de Corte” promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba, no mês de maio em Lacerdópolis, reuniu cerca de 100 produtores interessados no desenvolvimento do setor pecuário. O evento ocorreu na propriedade da família Zenaro – referência na criação de gado da raça Braford.
Durante o encontro, foram apresentadas e debatidas técnicas voltadas à melhoria dos sistemas de produção, reforçando o compromisso com a eficiência e a sustentabilidade no campo.
Os avanços da propriedade anfitriã
Os produtores Vitalino, Felipe e Faila contaram a história da propriedade e ressaltaram os desafios ao iniciar o investimento na pecuária de corte. “No início, parecia uma loucura entrar em um ramo totalmente diferente do que estávamos acostumados. Porém, tínhamos um sonho e decidimos colocá-lo em prática. Com o apoio da equipe do Sistema Faesc/Senar, do nosso veterinário e de outras pessoas, fomos nos aprimorando. Acreditamos que é nas dificuldades que mais se aprende”, ressaltou Faila.
Felipe complementou que o gado de corte com IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é diferenciado e, por isso, a família optou por esse investimento. “Com a orientação do médico-veterinário da fazenda, começamos a utilizar a IATF em 2019. Foi tudo novo e desafiador, mas, com a força de vontade da nossa família e da equipe, seguimos em frente. O foco agora é crescer continuamente, sempre buscando melhorar, pois são os pequenos detalhes que fazem a diferença”.

Importância da ATeG
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, ressaltou a importância da iniciativa, lembrando que a ATeG atua em diversas frentes e entre os destaques está a pecuária de corte. “É fundamental reconhecer o perfil do produtor Felipe Zenaro, que abraçou a ATeG, acreditou no projeto e hoje implementa técnicas que vêm transformando a propriedade. Além disso, ele abriu as portas para receber produtores de vários municípios, promovendo a troca de experiências e a disseminação do conhecimento técnico”.
O supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello, expressou sua satisfação em reunir diversos técnicos da ATeG com seus produtores, não apenas da bovinocultura de corte, mas também das áreas de leite e ovinocultura. “Este é um Dia de Campo voltado à pecuária, ao incentivo da produção de forragem de qualidade, com estratégias e manejos que contribuem para o aumento da produtividade e eficiência das propriedades”, destacou.
O técnico de campo Kaique Murilo também foi responsável por conduzir as atividades. Estiveram presentes, ainda, técnicos de campo da ATeG Meio-Oeste e o presidente do Sindicato Rural de Capinzal, Paulo Dambros.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, eventos como os Dias de Campo são fundamentais para integrar os produtores, promover a troca de experiências e potencializar o desenvolvimento das propriedades. Ele também realçou a relevância da Assistência Técnica e Gerencial ao destacar os avanços significativos na gestão das propriedades, na adoção de tecnologias, no aumento da produtividade e renda, bem como na sustentabilidade para sua atividade dos negócios.
Fonte: MB Comunicação
