Os municípios de Caçador, Joaçaba e Chapecó receberão as atividades
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Projeto “Apenas Luz – Oficina de Iluminação Cênica e Produção Técnica”. O circuito formativo acontecerá entre os meses de fevereiro e março nos municípios de Caçador, Joaçaba e Chapecó, de forma presencial, em datas distintas. A atividade foi contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à Cultura 2022, através da Fundação Catarinense Cultura e chega à comunidade de maneira gratuita.
“O principal objetivo desta 3ª edição é oportunizar o acesso ao conhecimento, facilitar aos profissionais, aqui do interior, e interessados na área, a atualização para o mercado, suas demandas e pesquisas dentro da arte da cultura e, principalmente, oferecer tudo isso de forma democrática e descentralizada, passando por diferentes comunidades”, explica o proponente do projeto, Louis Radavelli.
Podem inscrever-se nas atividades técnicos, atores, diretores, profissionais ou estudantes que atuam nas áreas da dança, teatro, cinema e fotografia, assim como profissionais de eventos em geral de qualquer área de atuação, interessados em saber mais sobre o assunto. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita diretamente no link https://forms.gle/FPhEapMeyN99PNw46 através do preenchimento de formulário e escolha da cidade onde gostaria de participar.
A capacitação terá a duração de 12 horas/aula, com certificado de participação. Nos encontros serão abordados, de maneira teórica e prática, os bastidores da cena, a produção técnica e iluminação cênica e suas influências em áreas como som, figurino, cenário, custos, serviços, orçamentos, planejamento, entre outros, estimulando o olhar do ponto de vista técnico. As oficinas serão ministradas por Louis Radavelli, iluminador e diretor técnico de projetos como o Magnólia Festival, Instituto Cultural Nossa Maloca e Dança em Trânsito – edições no Brasil e na França.
“O aprimoramento e a consciência técnica que estamos propondo com essa troca traz como objetivo central fortalecer os profissionais, estimular a criatividade, trazer e trocar conhecimento técnico, desenvolver práticas e, como consequência, provocar reflexos para o cenário cultural aqui em nossa região, que conta com uma cadeia produtiva ativa e é responsável por grandes movimentos na economia criativa”, enfatiza Radavelli.
Este Projeto Cultural foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
Com informações da Assessoria de Imprensa