Entre os dias 10 e 12 de maio, a Unoesc Joaçaba enalteceu diversas manifestações artísticas por meio da 1ª edição da Oliuni Cultural, evento que aconteceu no campus I. Foram realizadas exposições de desenho, pintura, fotografia, escultura, carros antigos, além de uma Mostra de Cinema e Performance Artística, oficinas de desenho, fotografia, forró e samba de gafieira, nas quais os participantes puderam aprender técnicas e habilidades específicas, bem como divertir-se e socializar-se.
A comunidade local teve a oportunidade de apreciar obras de arte de artistas locais e de outras regiões do Brasil. Mais de 50 apresentações culturais foram realizadas por estudantes, técnico-administrativos e professores da Unoesc Joaçaba, do Colégio SuperAtivo e da comunidade residente na Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), proporcionando uma variedade de estilos musicais, danças e poesias.
Um destaque especial da Oliuni Cultural foi o concurso fotográfico com o tema “Oliuni 2023”, que atraiu uma grande quantidade de inscrições. As fotografias feitas por Paulo Henrique Macagnan e Isabela Cristina Munzlinger foram premiadas com troféus pela criatividade e técnicas aplicadas.
— Foi um evento cultural enriquecedor e diversificado, proporcionando uma plataforma para artistas locais e de outras regiões do país, além de oportunidades para a comunidade participar de atividades culturais e desenvolver novas habilidades — afirmou a professora Silvia Spagnol Simi dos Santos, que atuou na organização do evento.
A Oliuni Cultural, realizada na Unoesc Joaçaba pela primeira vez, aconteceu em paralelo à Oliuni Esportiva, evento tradicional organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A partir deste ano, ambos os eventos passaram a compor o calendário acadêmico de atividades da Universidade. Além de Joaçaba, outras atividades semelhantes foram realizadas nos demais campi.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, destacou o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e parabenizou todos que mostraram seus talentos e produções durante a Oliuni Cultural.
— O fomento à cultura contribui para o desenvolvimento regional, e a Unoesc está de parabéns pela organização das atividades que tanto valorizam os talentos existentes dentro e fora da Universidade — reiterou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba